conteúdos
links
tags
Cultura
Dia 24 de maio, 21h30, no Auditório da Renato Araújo (Reitoria UA)
Concerto para piano, coro e orquestra do compositor chinês Tan Dun
Concerto Final do Estágio de Orquestras do DeCA
Realiza-se a 24 de maio, pelas 21h30, no Auditório Renato Araújo, o concerto para piano, coro e orquestra do conceituado compositor chinês Tan Dun que fará a sua estreia em Portugal, assinalando o concerto final do estágio de orquestras do Departamento de Comunicação e Arte. A entrada é livre.

A obra musical, que foi desenvolvida a partir da banda sonora do filme ‘O Banquete’, está, segundo os promotores da iniciativa, "carregada emocionalmente do sentimento trágico do filme, revelando uma versão chinesa do drama Hamlet”, refere uma nota de imprensa, notando que “as características da cultura chinesa estão também inseridas na música, através do estilo clássico da música ocidental, em forma de concerto.

A estreia mostra uma cooperação cultural e educacional cada vez mais intensa entre Portugal e China, e também reflete uma notável internacionalização da Universidade de Aveiro em intercâmbios acadêmicos com as universidades chinesas, particularmente na área de música."

A solista do concerto é a jovem pianista chinesa Xue Jing. Desde 2015, Jing estuda no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, sob a orientação do professor Álvaro Teixeira Lopes e da professora Shao Xiao Ling, no Programa Doutoral em Música. Como pianista, a performance de Jing mostra um elevado desempenho musical, a sua interpretação certamente vai trazer ao público uma combinação sonora que viaja entre antigo e moderno, entre Oriente e Ocidente.

A parte do coro do DeCA, com cerca de 80 elementos, alunos do Departamento de Comunicação e Arte, é cantada em chinês.

A parte de orquestra é executada pela Orquestra Filarmónica das Beiras e pela Orquestra do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e sob a direção do famoso maestro alemão Ernst Schelle.

“Tanto a criatividade como a fusão das culturas irão deixar ao público português profundas impressões. A cooperação entre os músicos dos dois países promoverá também uma dinamização mais profunda do intercâmbio cultural luso-chinesa”, referem os promotores.

Programa e mais informações em anexo.

 

 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias