conteúdos
links
tags
Campus
Docente da UA é referência no ordenamento e gestão das zonas costeiras e marinhas
Fátima Lopes Alves assume direção da Administração do Porto de Aveiro
Fátima Lopes Alves
Fátima Lopes Alves, professora do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) e investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro é a nova presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro. Especialista em ordenamento e gestão das zonas costeiras e marinhas, a investigadora assume a liderança da Administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, substituindo no cargo Olinto Ravara.

Referência incontornável nacional e internacional quando os temas são a gestão e o ordenamento das zonas costeiras e marinhas, Fátima Alves é licenciada em Planeamento Regional e Urbano pela UA, onde realizou também o Doutoramento em Ciências Aplicadas ao Ambiente, e mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano pela Universidade do Porto.

Desde 1993 que exerce funções no DAO, onde foi colaboradora, bolseira de investigação, monitora, assistente convidada (2003-2006), professora auxiliar convidada (2006-2011), professora auxiliar (2012-2016) e onde é, desde 2017, professora auxiliar com agregação. É coordenadora e fundadora do grupo de investigação COPING (Coastal and Ocean Planning and Governance TEAM).

Nas áreas do planeamento estratégico e ambiental e da gestão das zonas costeiras e marinhas tem experiência em estudos, em coordenação de instrumentos de planeamento estratégico, de gestão e desenvolvimento territorial, de âmbito local, regional e nacional, que exigem trabalho multidisciplinar, cooperação com diversas entidades e visão global do território e da estratégia de intervenção futura.

Nesta matéria refira-se, por exemplo, os trabalhos desenvolvidos no Planeamento Estratégico e Ambiental na Ria de Aveiro - SECURia (2005/06), na Sociedade POLIS Litoral Ria de Aveiro (2009/10), no Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo (2008/10) e na Avaliação Ambiental Estratégica do PSOEM (2017/19).

A nível internacional refiram-se as funções de coordenadora institucional das equipas da Universidade de Aveiro em projetos Europeus de ordenamento e gestão do espaço marítimo, como o TPEA (2012/14) e o SIMNORAT (2017/19). Atualmente é coordenadora nacional (National Hub - Portugal) para o Mecanismo de Assistência ao Plano de Ação da Estratégia do Atlântico, para a Comissão Europeia - DG MARE (2018/20).

imprimir
tags
outras notícias