conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas de 4 a 17 de abril
Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do projeto “Proteomics strategies targeting biomedical applications”
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do projeto “Proteomics strategies targeting biomedical applications” (IF / 00286/2015), financiado por Fundos Europeus de Investimento FEDER / COMPETE / POCI - Programa de Competitividade Operacional e Internacionalização e Fundos Nacionais FCT financiado através do Programa Investigador FCT 2015 (IF/00414/2015) por fundos nacionais através da FCT/MCTES.

Área Científica: Ciências da Saúde - Biotecnologia para a Saúde

Perfil do Candidato: O candidato deve possuir uma licenciatura em Bioquímica e uma sólida formação e experiência em bioquímica, biologia celular e fisiologia (com domínio técnico em ELISA, ensaios enzimáticos e immunoblot). O candidato também deve ter experiência em tecnologias Omicas (especialmente proteómica baseada em espectrometria de massa) e ferramentas de bioinformática para a análise de dados.

Plano de trabalhos:

O principal objetivo do estudo é avaliar o proteoma de biofluidos para a caracterização e identificação de potenciais biomarcadores de doença tais como o cancro de cabeça e pescoço e doenças cardiovasculares. Para isso, o bolseiro analisará amostras biológicas, como urina e fluidos derivados de sangue, obtidos de doentes. As análises a serem realizadas incluem SDS-PAGE, LC-MS/MS, zimografia e immunoblots, e os dados obtidos serão analisados com recurso a ferramentas bioinformáticas como o Cytoscape.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2011 e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Biomedicina - iBiMED da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Rui Vitorino

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 3 meses, sem renovação.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €752.38, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce, caso o candidato opte pela sua atribuição, o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: O CV dos candidatos, duas cartas de recomendação e uma carta de motivação serão avaliadas para selecionar os 5 candidatos com a classificação mais elevada para entrevista. A avaliação do currículo, com foco no perfil académico, experiência na área científica, domínio de técnicas de interesse e carta de motivação, terá um peso de 50%, as cartas de recomendação 20% e a entrevista 30%.

 

Composição do Júri de Seleção: Presidente: Rui Vitorino, Investigador Principal, Universidade de Aveiro; Vogais: Rita Ferreira, Professora Auxiliar, Universidade de Aveiro; João Pinto da Costa, Investigador de Pós-doutoramento, Universidade de Aveiro.

Notificação de resultados: Todos os candidatos serão notificados por email do resultado final da avaliação.  

Prazo e submissão do pedido: O concurso encontra-se aberto entre 04/04/2019 e 17/04/2019. Todas as candidaturas devem ser enviadas por email para Raquel Brito (email: raquelbrito@ua.pt ), mencionando a referência IF / 00286/2015. As propostas devem incluir: Curriculum Vitae, carta de motivação em inglês, certificados BSc e MSc, duas cartas de recomendação e outros documentos relevantes.

Universidade de Aveiro, 20 de março de 2019.

 

imprimir
tags
outras notícias