conteúdos
links
tags
Concursos e Prémios
Candidaturas até 1 de abril
European Enterprise Promotion Awards
Já estão abertas as candidaturas à 13ª edição dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA). Os EEPA visam identificar, reconhecer e dar visibilidade a projetos/iniciativas, em curso há pelo menos dois anos ou recentemente terminadas, que estimulem a iniciativa empresarial, dando particular ênfase ao papel do sector público a nível local, regional e nacional. Podem candidatar-se a esta iniciativa entidades públicas, ou entidades privadas conjuntamente com entidades públicas.

Os EEPA são uma iniciativa da Comissão Europeia (coordenada em Portugal pelo IAPMEI), alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020, que tem como objetivo potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa.

Todos os anos, o concurso identificada os melhores projetos em várias áreas, pela especificidade do seu contributo no desenvolvimento económico e do emprego das regiões.

Os EEPA têm como objetivos:

_ identificar e reconhecer atividades e iniciativas de sucesso que visem a promoção de empresas e do empreendedorismo;

_ divulgar e partilhar exemplos das melhores políticas e práticas de iniciativa empresarial;

_ sensibilizar para o papel desempenhado na sociedade pelos empresários e pelos empreendedores;

_ incentivar e inspirar potenciais empreendedores.

A competição decorre, numa primeira fase, a nível nacional, sendo selecionados dois projetos para representar o país na final europeia que distingue anualmente as iniciativas que melhor representam a iniciativa empresarial e o empreendedorismo na Europa.

Portugal é um dos países que já ganhou mais galardões até ao momento, sinal do dinamismo e do investimento que o país, as regiões e as cidades têm vindo a fazer em prol do desenvolvimento do ecossistema empreendedor nacional.

Ao longo dos 12 anos de EEPA, foram várias as iniciativas portuguesas premiadas pela Comissão Europeia em diversas categorias, que viram os seus projetos ganhar visibilidade e prestígio, não só a nível nacional, como também em toda a Europa. Disso são exemplo projetos atualmente bem conhecidos, tanto a nível institucional, como pelo grande público, como: 'Empresa na Hora', 'Douro Boys', 'Portuguese Shoes - The sexiest industry in Europe', 'AMS - Thinking Ahead', e 'Lisboa Empreende', que em 2015 trouxe para Portugal a distinção maior do concurso, o tão desejado Grand Jury Prize.

Em 2016 o conhecido 'Estatuto PME Líder' ganhou o 1º prémio na categoria de 'Desenvolvimento do ambiente empresarial' e em 2018 o projeto 'Living Lab Carbono-Zero de Matosinhos' voltou a arrecadar um 1º prémio, desta vez na categoria de 'Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos'.

Mais informações aqui

imprimir
tags
outras notícias