conteúdos
links
tags
Campus
Espaço da Bicicleta faz um ano
Vem aí a primavera e o NBicla dá dicas para quem gosta de andar de bicicleta
Espaço Bicicleta
O dia 16 de março de 2018 ficou na história da Universidade de Aveiro (UA) assim como na memória dos que nela pedalaram. Foi o momento em que as duas rodas ganharam um local no Campus, com a abertura do Espaço Bicicleta. Um ano que ficou marcado com centenas de arranjos das bicicletas que movem a nossa comunidade. Assim, como forma de comemorar este momento histórico e porque a primavera está a chegar, e para que não te falte a vontade de pedalar, o NBicla - Núcleo da Bicicleta da Associação Académica da UA vem oferecer-te algumas dicas!

A primavera é sem dúvida a melhor época para tirares a tua bicicleta da garagem e começares a pedalar! Trata-se de uma altura em que praticamente não chove e em que as temperaturas são perfeitas para a prática de desporto com duas rodas e também para o uso da bicicleta como meio de transporte (commuting).

Alguns dos momentos registados neste ano passam pela reparação de bicicletas de todas as idades, desde a típica bicicleta sem pedais de crianças à bicicleta mais convencional.

O serviço mais prestado baseou-se na montagem de câmaras de ar e aperto de componentes.

descrição para leitores de ecrã
Reparação de inúmeras bicicletas de todas e para todas as idades

Para além das enumeras reparações decorreram outras atividades neste Espaço, de forma a proporcionar um avanço na pedalada da universidade.

Tais como:

- Promoção das 24 horas da cultura da AAUAv.

- Prova "Monta & Desmonta"

- Debate de segurança no Campus, com a presença de dois agentes da PSP e segurança do Bairro.

descrição para leitores de ecrã
Alguns dos momentos concretizados durante este primeiro ano de abertura do Espaço Bicicleta foi a adesão dos bombeiros às duas rodas 
descrição para leitores de ecrã
Debate Segurança no Campus com a ajuda da Polícia de Segurança Pública

Benefícios

Ao optares pela bicicleta, estás a ajudar o ambiente, reduzindo as emissões de carbono para a atmosfera. Para além disso, estás também a praticar exercício, fortalecendo e tonificando os músculos das pernas e a aumentar a tua capacidade aeróbica.

Preparar a bicicleta

De modo a preparares a tua bicicleta para o commuting deves realizar uma pequena revisão geral em que é verificado o estado e a pressão dos pneus, o funcionamento dos travões, o estado da transmissão e respetiva lubrificação da bicicleta. Deves igualmente lavar a tua bicicleta para que esta tenha uma maior esperança de vida. É possível encontrares vídeos online sobre todas estas tarefas ou, se te faltam ferramentas, ou vontade, é sempre possível realizar este trabalho no Espaço da Bicicleta, localizado nas catacumbas da UA.

Commuting

Se na primavera vais optar por utilizar a bicicleta como meio de transporte para a Universidade deves ter em atenção alguns aspetos fundamentais, nomeadamente:

Antes de sair de casa

Deves certificar-te que tens tudo o que é necessário para uma aprazível experiência. Não te deves esquecer de levar o capacete! Este é provavelmente a peça mais importante de um ciclista. O uso deste diminui a probabilidade de complicações se eventualmente e infelizmente caíres. Deves também levar os cadeados para a bicicleta, uma bomba de mão, uma câmara de ar suplente e uns "desmontas" para conseguires reparar a bicicleta no caso de um furo.

descrição para leitores de ecrã
Antes de saires à rua deves ter sempre em atenção se está tudo bem com a tua bicicleta

Durante a viagem

É importante obedecer a todas as regras da estrada, circulando à direita e deixando algum espaço em relação à berma. Para além disso, sempre que disponíveis, deves utilizar as ciclovias, uma vez que, em geral, são mais seguras que as estradas partilhadas com automóveis. Do mesmo modo, deve-se sempre ter em atenção o comportamento dos peões.

Ao chegar à Universidade

Irás encontrar imensos estacionamentos gratuitos! Para estacionar devidamente a bicicleta, deves realizá-lo em locais de boa visibilidade com pontos que estejam bem fixos ao chão. É também essencial, para a segurança da bicicleta, que não a estaciones sempre no mesmo local, uma vez que este hábito aumenta a possibilidade de furto.

descrição para leitores de ecrã
Ao longo do Campus da UA são vários os estacionamentos gratuitos para estacionares a tua bicicleta

É indispensável o uso de bons cadeados (muitos dos furtos poderiam ser evitados se os cadeados fossem de boa qualidade). Deve-se sempre prender o quadro da bicicleta ao estacionamento e com um cadeado complementar prender partes que possam ser facilmente removíveis (Por exemplo, as rodas e o selim). Se apenas tiveres um cadeado deves tentar prender a bicicleta pelo quadro e prender também as rodas. Se eventualmente o cadeado for pequeno, podes retirar a roda da frente e passar o cadeado pelo quadro e pela parte traseira da bicicleta, onde estarão ambas as rodas.

Por fim, é fundamental que se retirem todos os acessórios que sejam facilmente removidos da bicicleta.  

 

Se eventualmente saíres de noite da Universidade

A tua bicicleta deve estar munida de mais alguns sistemas que garantem a tua segurança e a de outros utilizadores da via pública, tais como: refletores, uma luz intermitente vermelha atrás e uma luz contínua branca à frente.

imprimir
tags
outras notícias