conteúdos
links
tags
Distinções
Departamento de Engenharia Mecânica em destaque
Bolsas Galp 21: três alunos da UA entre os vencedores
O vencedor Luís Correia e o professor Fernando Neto
Luís Correia, Rui Canha e Gabriel Esteves, do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, foram premiados na 12º Edição do Galp 21. Os estudantes da Universidade de Aveiro (UA) conquistaram, respetivamente, 2500, 1500 e 1000 euros dos prémios que a Galp anualmente atribuiu aos melhores projetos de estágio realizados em contexto empresarial por alunos de três universidades portuguesas.

O grande destaque da UA, Luís Correia, conquistou o primeiro prémio com o trabalhado efetuado durante o estágio que realizou na Crisal-Libbey Portugal, a maior produtora de vidro de mesa a nível nacional.

“No meu estágio estudei a aplicação da tecnologia de indução eletromagnética para realizar o pré-aquecimento de moldes da indústria do vidro, substituindo sistemas de gás natural, normalmente utilizados”, descreve o estudante. Para tal, aplicou três modelos computacionais, de maneira a simular o comportamento eletromagnético e térmico do sistema. “Para esta empresa em concreto, prevê-se que o consumo energético do processo seja reduzido em 20 vezes, com emissões globais de Dióxido de Carbono 56 vezes inferiores ao do processo usado atualmente”, congratula-se.

Já Rui Canha, durante o estágio que realizou na Gazmondego, estudou as normas de rentabilização económica e ambiental da frota da empresa como a redução do total de emissões de Dióxido de Carbono e a racionalização do consumo de combustível.

O aluno Gabriel Esteves, também do Departamento de Engenharia e Mecânica, surgiu no seu projeto medidas para a recuperação de calor, abastecimento do compressor principal à ETARI, redução da temperatura de admissão, melhoria da rede de distribuição, substituição do secador, redução de fugas. Título: Eficiência energética de  sistemas de ar comprimido:  Lusiaves -  centro de abate e transformação de aves.

Com o estágio realizado na empresa Lusiaves, Gabriel Esteves sugeriu no projeto premiado propostas para a melhor otimização de gastos energéticos daquele centro de abate e transformação de aves.

Fernando Neto, professor no Departamento de Engenharia Mecânica da UA, refere que “a UA tem participado nesta iniciativa desde o seu lançamento e do programa beneficiaram já dezenas de alunos e finalistas de diferentes cursos da academia que viram assim reconhecida a qualidade da sua formação.”

O Programa Galp 21 atribui anualmente duas dezenas de bolsas de investigação de 3000 euros a duas dezenas de alunos para o desenvolvimento destes projetos nas entidades clientes, selecionadas pela Galp Energia. Aos três primeiros classificados de cada uma das instituições participantes - UA, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e Faculdade de Engenharia do Porto-  são ainda atribuídos prémios pela qualidade e utilidade do trabalho desenvolvido na empresa.

 

imprimir
tags
outras notícias