conteúdos
links
tags
Investigação
UA é a única instituição portuguesa do consórcio do projeto H2020 PERICLES
Preserving and sustainably governing cultural heritage and landscapes in European coastal and maritime regions
Pericles
O projeto PERICLES é um projeto de investigação transnacional que tem como objetivo investigar as questões que afetam o património cultural costeiro e marítimo da Europa, face às mudanças ambientais, políticas e sociais. Neste projeto a equipa da Universidade de Aveiro (UA) é constituída por docentes e investigadores do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO), do Departamento de Biologia (DBIO) e do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT), bem como das Unidades de Investigação do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP).

O projeto PERICLES é um projeto de investigação transnacional que tem como objetivo investigar as questões que afetam o património cultural costeiro e marítimo da Europa, face às mudanças ambientais, políticas e sociais.

Em Portugal o projeto irá desenvolver um estudo sobre herança cultural costeira e marinha na região da Ria de Aveiro, focado principalmente nas atividades tradicionais da região da Ria de Aveiro (e.g. produção de sal e salinas tradicionais, embarcações tradicionais e pescas). Em Portugal, a UA é a única instituição participante e são parceiros associados do projeto um conjunto de stakeholders regionais.

A equipa da UA no Projeto PERICLES é constituída por docentes e investigadores do DAO, do DBIO e do DEGEIT, bem como das Unidades de Investigação do CESAM e GOVCOPP.

São membros da equipa pluridisciplinar da UA: Cristina Pita (coordenadora na UA), Fátima Lopes Alves, Filomena Martins, Ana Lillebo, Carlos Costa, Helena Albuquerque e Margarida Ferreira da Silva.

A coordenação geral do projeto PERICLES está a cargo de Alyne Delayne, da Aalborg Universitet (Dinamarca). Para além da Universidade de Aveiro são parceiros do projeto Wageningen University (Holanda); Université de Bretagne Occidentale e Syndicat Mixte for the management of the Regional Natural Park of the Gulf of Morbihan (França); National Heritage Board of Estonia (Estónia); Ellinikos Georgikos Organismos (Grécia); The Queen´s University of Belfast, The Scottish Association for marinescience LBG, the University of the Highlands Islands e The Highland Council (UK).

O projeto iniciou os processos participativos com os stakeholders regionais e terminará em abril de 2021.

Mais informações: https://www.pericles-heritage.eu/about/

imprimir
tags
outras notícias