conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Masterclasses em Física de Partículas na UA decorre no dia 23 de março de 2019
Desvendar o Bosão de Higgs e outros conceitos da Física
Masterclasses em Física de Partículas na UA
“Trocar por miúdos” os conceitos por detrás do Bosão de Higgs ou explicar a Física escondida em partículas elementares, é a proposta dos cientistas do Departamento de Física da Universidade de Aveiro (UA) aos jovens do ensino secundário. As masterclasses internacionais decorrem a 23 de março e convida os jovens a “Serem Cientistas por um dia...Com as mãos nas partículas!”.

As masterclasses de Física de Partículas são uma iniciativa do CERN com âmbito internacional, que pretende trazer jovens, entre os 15 e 18 anos, às instituições onde trabalham investigadores em Física de Partículas Elementares e áreas afins. Nas masterclasses, os estudantes vão poder trabalhar com dados reais, fazendo a identificação de partículas para caracterizarem possíveis candidatos a bosão de Higgs – a partícula cuja descoberta foi anunciada no CERN. Para tal, assumirão o papel de cientistas e utilizarão as mesmas ferramentas que os Físicos do CERN e no mundo inteiro.

No Departamento de Física da UA, que organiza a iniciativa pelo 9º ano consecutivo, o programa da manhã integra várias palestras pelos investigadores do departamento de física da UA, e provenientes da Universidade de Coimbra. A tarde será ocupada por exercícios práticos incluindo a análise dos dados. A atividade culminará na partilha e discussão de resultados numa videoconferência internacional que conta com a participação de colegas de outras cidades e investigadores do CERN.

Para João Veloso e Lara Carramate, coordenadores do evento na UA, esta iniciativa pretende “aproximar os alunos aos grandes centros mundiais de investigação. Paralelamente pretende-se que o evento possa contribuir para desmistificar ideias pré-concebidas associados à dificuldade de compreensão de conceitos Físicos, nomeadamente na área da Física de partículas”.

Professor e Investigadora no Departamento de Física, os responsáveis pela dinamização das masterclasses têm a expectativa de que a iniciativa possa atrair também alunos para as áreas de Física, lecionadas na academia. “A UA abre portas aos estudantes do ensino secundário com o objetivo de divulgar a investigação que se desenvolve no Departamento e também de contribuir para que os alunos cultivem o interesse por esta área científica”.

Esta 15ª edição das masterclasses internacionais em Física de Partículas, “Ser Cientista por um dia...Com as mãos nas partículas!”, é coorganizada pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e instituições anfitriãs, com o apoio da Agência Ciência Viva. Decorre em 215 locais distintos, distribuídos por 52 países, até 20 abril. Todos os anos participam mais de 13 000 estudantes do ensino secundário. No dia 23 de março, acolhem este evento, para além da UA, as Universidades de Bucareste, Beja, Funchal e Évora.

 

Programa completo das masterclasses na UA

9h30

Sessão de Abertura

9h50

“Modelação e o Euromilhões” Prof. Fernão Abreu do Departamento de Física, UA

10h30

Coffe break

11h00

"Física de Partículas, Aceleradores e Detetores", Filipe Veloso do LIP, Universidade de Coimbra

11h45

“Explicação do Exercício”, Lara Carramate (Departamento de Física, UA)

12h00

Almoço convívio

13h00

Início das atividades experimentais – análise de acontecimentos

15h00

Videoconferência com o CERN

16h45

Entrega dos certificados

17h00

Encerramento das atividades

 

Informações complementares podem ser obtidas no endereço: http://www.lip.pt/masterclasses/index.php?id=0

 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias