conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 12 de Março de 2019
Bolsa de Iniciação Científica na área de Engenharia Química
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação Científica no âmbito do projeto CICECO-Aveiro Institute of Materials, Ref. FCT UID/CTM/50011/2019, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais, nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Química

Requisitos de admissão: Estudantes de Mestrado Integrado em Engenharia Química e conhecimentos e experiência na caracterização de sistemas ternários do tipo líquido-líquido, nomeadamente sistemas aquosos bifásicos, e sua aplicação na purificação de biomoléculas.

 

Plano de trabalhos: Pretende-se no âmbito desta bolsa sintetizar novos líquidos iónicos, caracterizar sistemas aquosos bifásicos constituídos por íquidos iónicos, e optimizar a sua aplicação na purificação de ácidos nucleicos.

 

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professora Doutora Mara Guadalupe Freire Martins.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 8 meses, com início previsto em março de 2019.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 385, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: (i) Habilitações literárias e classificação das disciplinas de nível universitário frequentadas (30%); (ii) Curriculum Vitae científico e experiência prévia na caracterização de sistemas aquosos bifásicos e sua aplicação na purificação de biomoléculas (70%); (iii) se o júri considerar indispensável, serão realizadas entrevistas com os 3 melhores candidatos (com os critérios anteriores correspondendo a 70% e a entrevista a 30%).

Composição do Júri de Seleção: Doutora Mara Guadalupe Freire Martins (Presidente), Doutor Pedro Jorge Marques Carvalho (vogal) e Doutora Ana Paula Mora Tavares (vogal).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sendo o candidato aprovado notificado através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 27 de Fevereiro a 12 de março de 2019

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: carta de motivação, certificado de habilitações onde constem as notas e/ou média das disciplinas de nível universitário frequentadas e Curriculum Vitae.

As candidaturas deverão ser enviadas por email para maragfreire@ua.pt, indicando no assunto “Concurso BIC – sistemas aquosos bifásicos”.

imprimir
tags
outras notícias