conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas 11 a 22 de fevereiro
Bolsa de Investigação - Mestre (M/F) - Projeto "INDEX-AIR"
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto LIFE INDEX-AIR Desenvolvimento de uma ferramenta integrada para reduzir a exposição a partículas em suspensão no ar, com a referência LIFE15 ENV/PT/000674, financiado por fundos europeus através do programa LIFE+.

Área Científica: Ciências e Engenharia do Ambiente

Requisitos de admissão: O candidato deverá possuir o grau de Mestre em Engenharia do Ambiente1.

O candidato deverá ainda deter:

- Conhecimentos na área das emissões atmosféricas, modelação e gestão da qualidade do ar.

- Conhecimentos e experiência na utilização de sistemas de Informação Geográfica (SIG).

- Capacidade de trabalhar em equipa multidisciplinar.

- Entusiasmo, independência, motivação, responsabilidade para a execução das tarefas propostas.

- Capacidade de comunicação e escrita em língua inglesa.

1Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no art.º 25 do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras e a alínea e) do nº2 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 60/2018 de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.

Plano de trabalhos: A bolsa terá por objecto a realização de trabalho de apoio ao desenvolvimento das tarefas previstas no projeto INDEX-AIR, em particular:

1. Realizar simulações de qualidade do ar com o modelo WRF-CAMx para as cidades envolvidas no projeto (Lisboa, Kuopio, Porto, Treviso e Atenas);

2. Contribuir para a avaliação dos impactes de medidas de melhoria na qualidade do ar e saúde humana.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Ambiente e Ordenamento e no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, ambos da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Profª Doutora Ana Isabel Miranda.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto para março de 2019, em regime de exclusividade, potencialmente renovável até ao fim do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar baseiam-se na Avaliação Curricular, considerando os seguintes aspetos: Classificação obtida no mestrado (50%) e Análise curricular e adequação do perfil do candidato ao desenvolvimento do projeto (50%). O júri pode, caso entenda necessário, convocar os três melhores classificados na Avaliação Curricular, para uma Entrevista, sendo, neste caso, atribuída a valoração de 80% à Avaliação Curricular e de 20% à Entrevista.

O júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa no caso de nenhum dos candidatos corresponder ao perfil pretendido.

Composição do Júri de Seleção: Ana Isabel Miranda (Presidente), Myriam Lopes e Joana Ferreira.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão divulgados, através de lista ordenada por pontuação final e através de notificação dos candidatos por correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 11 a 22 de fevereiro de 2019.

As candidaturas, dirigidas à Presidente do júri, devem ser formalizadas, obrigatoriamente, por correio eletrónico, para o endereço dao-bolsaseconcursos@ua.pt, com Cc para miranda@ua.pt, indicando a referência BI/INDEX-AIR/2019 no assunto, acompanhadas dos seguintes documentos:

- Formulário de candidatura, disponível no link http://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032;

- Carta de motivação do candidato para o trabalho em questão;

- Curriculum Vitae detalhado e assinado;

- Documentos comprovativos dos graus académicos.

 Data de publicitação: 11/02/2019

imprimir
tags