conteúdos
links
tags
Campus
Dia 13 de fevereiro, às 17h00, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
UA e Câmara de Aveiro dão as boas vindas aos estudantes internacionais
Os estudantes internacionais da Universidade de Aveiro (UA) vão ser recebidos pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) numa sessão de boas vindas. Durante o encontro, que se realiza a 13 de fevereiro, a partir das 17h00, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, CMA, Reitoria, Associação Académica da UA e a associação Erasmus Student Network vão assinar um protocolo de colaboração para aprofundar o conceito “Estudar e Viver em Aveiro”. Colocar a Universidade, a cidade e a região a darem, numa só voz, uma resposta integrada e multidimensional no acolhimento aos estudantes internacionais da UA é o grande objetivo do documento.

A sessão de boas vindas, para além das intervenções de José Ribau Esteves, presidente da CMA, de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, e de António Alves, presidente da AAUAv, e da assinatura do protocolo, inclui ainda vários momentos culturais protagonizados pelos estudantes de uma academia com mais de 90 nacionalidades presentes na respetiva comunidade.

Com o protocolo, a UA quer reforçar nos estudantes internacionais “a vivência da vida académica na sua plenitude, com a participação ativa e positiva nas dinâmicas do quotidiano das diversas comunidades, num contexto intercultural bem vincado, tolerante e de respeito pela diversidade, será enriquecedor para todos e reforçará, em particular, o sentido de pertença à cidade e à UA que perdurará no tempo”.

Com esse objetivo, e a pensar dos estudantes que vieram para Aveiro de todos os cantos do mundo, estão já previstas para o segundo semestre deste ano letivo várias atividades de interesse sociocultural e que constituem diferentes experiências e formas de conhecer e sentir a cidade e a região. As atividades incluem, entre outras, visitas guiadas ao Museu de Aveiro, à Marinha da Troncalhada e ao Centro Municipal de Interpretação Ambiental, a participação em eventos emblemáticos como é o caso da Feira de Março, passeios pela via ecológica ciclável ou provas de sabores da gastronomia local.

Estas ações decorrerão associadas ao Programa de Atividades “UA_Intercultural”, que comportará diversas outras ações e que se encontra disponível para consulta no site da UA

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias