conteúdos
links
tags
Cultura
Novo disco já nas lojas
Guitarrista e docente Pedro Rodrigues interpreta António Pinho Vargas
Pedro Rodrigues interpreta António Pinho Vargas no novo disco
Um novo disco do guitarrista, docente e investigador da Universidade de Aveiro (UA), Pedro Rodrigues, com composições de António Pinho Vargas, começa a ser distribuído e divulgado, na semana de 4 a 8 de fevereiro, em várias lojas. Neste disco, o guitarrista “apresenta-nos uma gama de variações e improvisações muito idiomáticas, próprias da guitarra e fá-lo com enorme eficácia e qualidade instrumental, só ao alcance dos grandes músicos”, escreve António Pinho Vargas.

Após uma primeira transcrição de “Tom Waits”, de António Pinho Vargas, composição que ouviu inúmeras vezes num vinil dos pais, e após Pedro Rodrigues ter tocado essa peça para colegas, “foi imediatamente perceptível o encantamento por ela produzido”. “Tinha encontrado uma obra portuguesa, universalmente acarinhada por onde passasse. Essa transcrição foi mais tarde melhorada e apresentada a António Pinho Vargas e, graças ao seu entusiasmo e estímulo, ganhou a companhia de diversas outras transcrições”, escreve o guitarrista. “Agradeço a António Pinho Vargas pelo seu poder de síntese do belo, pela riqueza e diversidade que, sem fronteiras, aportou à cultura musical”.

António Pinho Vargas sugeriu aos músicos, num texto que acompanha a edição em 2008 e 2009 de partituras suas, que usassem estas mesmas partituras de acordo com a criatividade de cada um. “Com grande rapidez, a primeira resposta desse tipo partiu de Pedro Rodrigues, guitarrista de créditos firmados, que me enviou uma gravação da sua transcrição de ‘Tom Waits’ acompanhada de um pedido de autorização para eventualmente fazer transcrições de outras peças”, escreve o compositor no texto que acompanha o novo disco de Pedro Rodrigues. “Não apenas autorizei como mesmo incentivei; de facto a qualidade da transcrição e da execução era tal que surpreendera o próprio autor merecendo por isso o meu apoio e a minha expectativa”, conta o compositor.

Neste disco, “Guitarra e outras histórias", Pedro Rodrigues, "tendo como base as suas transcrições e depois de alguns anos nos quais foi tocando algumas destas peças em muitos concertos em vários países, apresenta-nos uma gama de variações e improvisações muito idiomáticas, próprias da guitarra e fá-lo com enorme eficácia e qualidade instrumental, só ao alcance dos grandes músicos”, comenta ainda António Pinho Vargas.

Pedro Rodrigues foi vencedor do Artists International Auditions (Nova Iorque), Concorso Sor (Roma), Prémio Jovens Músicos e premiado nos concursos de Salieri-Zinetti, Paris, Montélimar, Valencia, Sernancelhe entre outros. Sob a orientação de Paulo Vaz de Carvalho e Alberto Ponce concluiu em 2011 o Doutoramento na Universidade de Aveiro como bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Apresentou-se a solo em salas reconhecidas internacionalmente. Estreou mais de 60 obras dos mais importantes compositores portugueses como João Pedro Oliveira, Cândido Lima, Isabel Soveral, Sara Carvalho, Sérgio Azevedo, José Luís Ferreira, António Sousa Dias, Carlos Caires entre outros. Muitas destas obras foram-lhe dedicadas. Fez gravações para RTP, RDP, RTM, SABC, Cesky Rozhlas, WIPR e gravou discos com as editoras Numérica, Nuova Venezia, Portugaler, Slovartmusic e JNS Music e foi solista com a Orquestra Gulbenkian, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Algarve, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras entre outras. As suas transcrições e edições estão editadas pela Mel Bay Publications, AVA Editions e Notação XXI. Recentemente criou e apresentou o programa “Seis Cordas Para Um País” transmititdo na Antena 2. Presentemente é Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Pedro Rodrigues tem um conjunto de showcases de apresentação do seu disco agendados para várias lojas FNAC:

8 de Fevereiro – 18h30 Porto / FNAC Sta. Catarina 

9 de Fevereiro – 18h00 Porto / FNAC NorteShopping 

11 de Fevereiro – 21h00 Lisboa / FNAC Colombo

24 de Fevereiro – 17h00 Leiria / FNAC LeiriaShopping

19 de Maio – 17h00 Coimbra / FNAC

26 de Maio – 16h00 Viseu / FNAC

imprimir
tags
outras notícias