news
links
tags
Distinções
Menção Honrosa para ex-aluno de doutoramento do DETI
Novas arquiteturas de rádio distinguidas no Prémio IBM
Daniel Dinis foi distinguido com uma Menção Honrosa do Prémio IBM
As novas arquiteturas de rádio flexíveis, reconfiguráveis por software e capazes de suportar transmissão de sinais de elevada largura de banda, apresentadas no âmbito de um doutoramento da Universidade de Aveiro (UA) mereceu uma Menção Honrosa no Prémio IBM. Atualmente, a trabalhar na Holanda, Daniel Dinis apresentou provas de doutoramento em 2019. O trabalho premiado com Menção Honrosa, "Real-time Tunable Delta-Sigma Modulators for All-Digital RF Transmitters", refere-se às contribuições feitas no último ano do doutoramento.

“É uma honra receber uma Menção Honrosa do Prémio Científico IBM e ver assim reconhecida a qualidade do trabalho que foi desenvolvido no decorrer do meu doutoramento. Considero que, devido ao prestígio da IBM, este prémio contribuirá para impulsionar significativamente o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pelos jovens investigadores portugueses”, afirma Daniel Dinis.

O 5G é a próxima geração de comunicações móveis. Algumas das características mais inovadoras passam pelo uso de um número massivo de rádios nas estações base, taxas de pico de transmissão de dados na ordem dos Gbps, com reduzida latência e uma elevada densidade de dispositivos móveis, explica o investigador. Contudo, ao mesmo tempo, as gerações anteriores não podem ser ignoradas, fomentando o design de novos transcetores (dispositivos que combinam um transmissor e um recetor) de rádio flexíveis e altamente integrados, considera.

Ao contrário das abordagens convencionais baseadas em conversores digitais analógico e sistemas de conversão analógica, as arquiteturas desenvolvidas por este grupo de investigação, salienta Daniel Dinis, “são totalmente digitais o que potencia o desenvolvimento de sistemas de rádio bastante mais integrados”.

O trabalho premiado foi realizado sob orientação de Arnaldo Oliveira e José Neto Vieira, professores do Departamento de Eletrónica Telecomunicações e Informática (DETI) da UA e investigadores séniores do grupo de Sistemas de Rádio do Instituto de Telecomunicações (Aveiro, Portugal). O trabalho contou ainda com a colaboração de investigadores da Mitsubishi Electric Research Laboratories (Cambridge, MA, USA), nomeadamente, do investigador principal Rui Ma.

A entrega dos prémios decorreu a 16 de Janeiro, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Daniel Dinis é Radar Front-End Engineer na Thales Nederland B.V., Hengelo, Holanda.

print
tags
other news