conteúdos
links
tags
Distinções
Gala galardoou treze personalidades, empresas e entidades da região
Júlio Pedrosa e empresa Nu-Rise distinguidos nos Litoral Awards
Júlio Pedrosa distinguido nos Litoral Awards
Júlio Pedrosa, antigo Reitor da Universidade de Aveiro e ex-ministro da Educação, e a empresa Nu-Rise, “spin off” da Universidade de Aveiro (UA) apoiada pela UA Incubator, foram distinguidos a 10 de novembro, na mais recente Gala Litoral Awards, organizada pelo Litoral Magazine. O locutor de rádio e apresentador de televisão Vasco Palmeirim foi o anfitrião da Gala animada ainda pelo mágico Mário Daniel.

Júlio Pedrosa foi distinguido com o prémio “Carreira”, entregue por Miguel Capão Filipe, vereador da Câmara Municipal de Aveiro. Entre os anos 1994 e 1998, Júlio Pedrosa foi professor do Departamento de Química e reitor da UA, interrompendo estas funções para assumir o cargo de ministro da Educação no governo liderado por António Guterres. Durante cerca de 25 anos dedicou-se à investigação sobre Química Bio Inorgânica e de Materiais.

 A Nu-Rise, spin off da UA, foi a primeira empresa premiada com o Litoral Awards “Inovação”. A empresa foi representada na cerimónia por Luís Moutinho. Atua no mercado da saúde e desenvolve uma nova tecnologia de combate a patologias, como o cancro.

descrição para leitores de ecrã
Luís Moutinho recebe o prémio atribuído à Nu-Rise - foto de André Neto.

Foram ainda distinguidos outras personalidades, empresas e instituições, com destaque para: Alcino Lavrador, diretor-geral da Altice Labs, com o prémio “Mérito”, a Grohe (prémio “Prestígio Empresarial”), a ASM Industries, uma das holdings do grupo A. Silva Matos, com o prémio “Empresa do Ano”, a Diatosta (prémio “Marca”), a Jade (prémio “Desenvolvimento”), o Museu Marítimo de Ílhavo (prémio “Cultura”), Festival dos Canais (prémio “Evento do ano”) e D. António Francisco dos Santos (prémio “Homenagem”, a título póstumo). No total foram treze os premiados nas categorias Inovação, Desporto, Moda, Cultura, Investigação, Evento do Ano, Desenvolvimento, Marca, Mérito, Empresa do Ano, Carreira, Prestígio Empresarial e Homenagem. 

Organizada pela revista Litoral Magazine, a gala Litoral Awards premeia o mérito e a excelência de marcas e personalidades da região Litoral do Baixo Vouga, mais concretamente dos concelhos de Aveiro, Ílhavo, Águeda e Albergaria-a-Velha.

imprimir
tags
outras notícias