conteúdos
links
tags
Cultura
Até 19 de dezembro, na sala de leitura informal da Biblioteca da UA
"Da Ordem para o Caos" é a proposta de Joao Batista: em exposição
João Batista expõe
A pintura é, desta vez, a forma de expressão artística escolhida por Joao Batista, para a exposição que apresenta em nome individual na sala de leitura informal da Biblioteca da UA. A abertura da exposição decorre no dia 10 de novembro (sábado) pelas 15 horas. A Sala de Leitura Informal da Biblioteca da UA acolhe entre 10 de novembro e 19 de dezembro um conjunto de obras de pintura de Joao Batista, que se desenvolvem em torno do tema "Da Ordem para o Caos".

"A ordem exclui o caos", escreve o autor. "As sociedades e os cidadãos organizam-se estabelecendo ordem, criando sistemas de coordenação, sujeitando-se a regras e a procedimentos, garantindo que atuam de forma sincronizada, forçando a adoção de padrões de comportamento, e punindo a desordem. Provavelmente precisamos de reconhecer e de aceitar algum tipo de ordem para sobrevivermos, mas também podemos procurar a liberdade através do caos. Os momentos de disrupção, de serendipidade, de desregulação, ou até de desobediência, são momentos de liberdade, que se tornam nos momentos em que verdadeiramente nos podemos encontrar connosco mesmos. Nesses momentos, podemos aceitar a ordem, mas apenas como um meio que nos permite lidar com o caos para atingir estados de liberdade."

A exposição está aberta ao público até dia 19 de dezembro, entre as 9 e as 22 horas, de segunda a sexta feira, e das 10 às 18 horas ao sábado. Encerra ao domingo e feriados.

Joao Batista (1963-) vive e trabalha em Aveiro, sendo Professor na Universidade de Aveiro. Usa a criação artística para discutir a ideia da relatividade do conhecimento associada às diferentes perspetivas a partir das quais cada objeto, cada evento ou cada conceito pode ser observado. Tem abordado técnicas como a fotografia, a fotografia intervencionada com pintura, o vídeo, os livros de artista e a pintura. Tem apresentado o seu trabalho em exposições individuais e coletivas, festivais e competições, assim como em publicações coletivas. Tem exposto individualmente desde 2009.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias