conteúdos
links
tags
Cultura
Até 28 de novembro na sala Hélène de Beauvoir
Gentes - Memórias de viagens em exposição
Através de imagens e de notas de viagem poderemos percorrer vários continentes através do olhar que Ana Bela Martins apresenta em exposição na Sala Hélène de Beauvoir, na Biblioteca da Universidade de Aveiro. A abertura desta mostra decorre no dia 6 de novembro pelas 16h30.

A mostra de fotografia e notas de viagem que estará patente na Sala Hélène de Beauvoir da Biblioteca da UA será a primeira apresentação pública dos registos que Ana Bela Martins foi reunindo ao longo de muitas viagens.

Os rostos e a figura humana são os protagonistas das fotografias apresentadas. As notas reunem sensações, localizações e informações de contexto.

Ana Bela Martins refere a propósito da mostra: «Como diz Alain de Botton no seu livro A arte de viajar, “um dos impulsos que nos dominam quando encontramos a beleza é o desejo de a prendermos…” e, continua, “A máquina fotográfica é uma opção possível. Tirando fotografias, podemos aliviar o desejo de posse que a beleza de um lugar suscita em nós”.

Durante as minhas várias viagens eu senti, tal como Botton refere, esse enorme impulso de registar a beleza de uma paisagem, de um templo ou de uma ponte, mas, mais ainda, dos momentos em que me cruzei, muitas vezes à distância ou de dentro do carro ou do comboio,  com pessoas que, por uma qualquer razão, me levaram a disparar a minha máquina e a capturá-las ali, para sempre.»

Ana Bela Martins foi, até 31 de agosto de 2018, Diretora dos Serviços de Documentação, Informação Documental e Museologia tendo-se aposentado após 43 anos ao serviço da UA. As viagens e a escrita são duas das suas paixões e interesses.

A exposição está aberta ao público até dia 28 de novembro, entre as 9 e as 22 horas, de segunda a sexta feira, e das 10 às 18 horas ao sábado. Encerra ao domingo.

 

 

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias