conteúdos
links
tags
Cultura
Mural concebido por Ratu_nc e Zooter_nc. antigos alunos da UA
AAUAv assinala 40 anos e oferece mural sobre vivência do estudante à cidade
Ratu_nc e Zooter_nc, pu seja, Artu Lobo e Dalila Monteiro, são os autores do mural que assinala 40 anos da AAUAv
A chegada do novo aluno à cidade, a vivência e os símbolos de Aveiro… Aveiro e a vida universitária num só painel lateral ao viaduto que desemboca na ponte sobre o canal central. Em diálogo com outros símbolos da cidade – a Sé e o cruzeiro, ao lado, e o museu/convento de Santa Joana, mais atrás. Da autoria de Ratu_nc e Zooter_nc, ou seja, Artur Lobo e Dalila Monteiro, ambos antigos alunos da Universidade de Aveiro, o painel é uma oferta à cidade para assinalar os 40 anos da Associação Académica (AAUAv).

Numa lógica de aproximação entre a comunidade universitária e a cidade, o painel explora essa cumplicidade de elementos e símbolos do dia-a-dia que ambas partilham, afirma Xavier Vieira, presidente da AAUAv. Está lá o estudante a chegar à cidade, as salinas e o moliceiro, São Gonçalinho, o testemunho dos dois autores formados e com experiência de trabalho em “street art”, arte de rua, e em contextos que abordam essa cumplicidade.

Artur Lobo, é formado em Design de Produto e Tecnologia, na Escola Superior Aveiro Norte, Dalila Monteiro também frequentou a ESAN. Entre os trabalhos realizados em conjunto, destacam-se a fachada da Secundária Homem Cristo, a esplanada do Rebaldaria (na Rua Direita). Recentemente, estes “street artits” ofereceram uma tela de 2m x 4m à Mordomia de São Gonçalinho para que fosse leiloada e contribuísse para os festejos.

Ratu_nc refere a intenção de assinalar os 40 anos da AAUAV e de o mural transmitir a ideia de oferta à cidade. Nesse sentido, ao idealizarem o mural, os autores lembraram-se da chegada de um estudante a Aveiro e de toda a simbologia que o acompanha ao longo do seu percurso.

O presidente da AAUAv salienta ainda a complementaridade deste projecto com a simbologia e a linguagem usadas em vários suportes que assinalam igualmente a efeméride da estrutura representativa dos estudantes da UA, como por exemplo, objetos que fazem parte do kit dos 40 anos.

imprimir
tags
outras notícias