conteúdos
links
tags
Conferências
Workshop prevista para 22 de outubro adiado
O primeiro workshop Oficinas de Música Tradicional Trad-ip sobre Gaita-de-Foles foi adiado
A gaita-de-foles é tema de um workshop no DeCA
O primeiro workshop do ciclo de palestras/workshops dedicados à Música Tradicional Portuguesa, dinamizados pelo grupo Post-ip, previsto para 22 de outubro, no Estúdio de Som do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro, foi adiado. Em tempo útil será divulgada a nova data.

No arranque do ciclo de oficinas TRAD-ip, o grupo Post-ip promove um workshop sobre Gaita-de-foles.

Graças à colaboração da Academia de Música de Chaves, na pessoa do seu professor de gaitas-de-foles, Ricardo Coelho, este workshop será uma sessão totalmente dedicada a esta família de instrumentos, onde os participantes poderão adquirir diversas noções e experiências:

- História e presença do instrumento um pouco por todo o Mundo e particularmente em Portugal, com a presença de exemplares de gaitas-de-fole de outras origens;

- Princípios de funcionamento de uma gaita-de-foles, através de exemplos práticos, audições e projecção de imagens;

- Experimentação dos instrumentos e produção de som - ou até mesmo tentar tocar alguns temas, para os mais avançados.

A sessão tem a duração de três horas, com intervalo.

Ricardo Coelho,

Nascido em 1979, em Vila Nova de Gaia, Ricardo Coelho iniciou aulas privadas de piano clássico com 11 anos de idade e, aos 19, começa com a sua auto-aprendizagem em Gaita-de-foles, tendo sido acompanhado mais tarde pela professora galega Maria Xosé López Villar. Participou como gaiteiro e flautista nos grupos “Arrefole” de 2000 a 2005, “Bailebúrdia” 2005 a 2009, “Lúmen” de 2005 a 2007, “Trovas de Amigo” de 2008 a 2009, “Míscaros” 2008 a 2012 e “Pé na Terra” de 2005 a 2015. Atualmente, participa nos grupos,“Criatura”, “Karrossel”, “Zingamocho”, “Eiró“. Recentemente, fundou e dirige o Colectivo Foice. Conta sete álbuns editados entre 2006 e 2015 e inúmeras participações em discos como convidado.

Paralelamente, Ricardo Coelho dá aulas de Gaita-de-foles desde 2004, na região norte e centro de Portugal. Em 2015, entra para Academia de Artes de Chaves como docente no curso de Música Tradicional a lecionar Gaita-de-foles e na Escola de Música tradicional do Larouco. Fundou e dirige o projecto “Gaiteirus.com”, que tem como propósito o estudo e divulgação da Gaita-de-Foles em Portugal. Este portal alberga a primeira Escola Virtual de Música Tradicional, com os instrumentos Gaita-de-Foles e Percussão Tradicional, a funcionar desde 2012. Programador e produtor de eventos na área da música tradicional/folk, destaca-se o Festival - Festa do Caldo de Quintandona, evento com 12 anos, onde é o responsável pela programação musical.

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias