conteúdos
links
tags
Bolsas
P2020-PTDC/Q EQ -SUP/4283/2014
Bolsa de investigação para mestres em Química e áreas afins
De 19 de Outubro a 2 de Novembro, encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto P2020-PTDC/QEQ-SUP/4283/2014, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. (FCT) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (POCI-01-0145-FEDER-016895) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Área Científica: Química ou áreas afins

Requisitos de admissão: Mestrado em Química, Bioquímica, Ciências Biomédicas ou áreas afins, com nota mínima de quinze valores; possuir experiência em simulação in silico de interações não covalentes em sistemas supramoleculares.

Plano de trabalhos: O bolseiro irá desenvolver trabalho em conformidade com o previsto no projeto «Transporte transmembranar de aniões promovido por moléculas “drug-like”: construção de uma biblioteca de carregadores de aniões inspirados no Ataluren (PTC124)» – P2020-PTDC/QEQ-SUP/4283/2014. As tarefas a desempenhar consistem no estudo do tráfego de aniões através de modelos de membranas celulares utilizando métodos de química computacional, designadamente de dinâmica molecular. Serão simulados os mecanismos de permeação e transporte assistido de aniões relevantes biologicamente (cloreto, fosfato, entre outros) em bicamadas fosfolipídicas, como modelos de membrana celular.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro (CICECO), sob orientação científica do Prof. Doutor Vítor Félix.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 7 meses, com início previsto a 1 de Dezembro de 2018.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), a que acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: a) análise do CV (60 pontos); b) experiência na simulação molecular de interações não covalentes por métodos de química 20 pontos); c) ser coautor de artigos em revistas internacionais no reconhecimento e transporte de espécies aniónicas (20 pontos). Caso seja necessário, os primeiros 3-5 candidatos serão convidados para uma entrevista para avaliação de motivação e conhecimentos; nesta situação, a avaliação anterior valerá no total 60 pontos, mantendo-se a proporcionalidade entre os itens a), b) e c), e a entrevista valerá 40 pontos.

Composição do Júri de Seleção: Professores Doutores Vítor Félix (Presidente), Odete Cruz e Silva e Paulo Ribeiro-Claro (Vogais) e como vogais suplentes os Professores Doutores Armando Silvestre e Mário Simões.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão seriados através de lista ordenada por nota final obtida, e notificados dos resultados por correio eletrónico, num prazo máximo de 30 dias úteis a contar do último dia de receção das candidaturas.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 19 de Outubro a 2 de Novembro de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio, por e-mail, de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificados de habilitações, cópias de artigos, teses de Mestrado e de Doutoramento e de outros documentos e indicadores considerados relevantes. As candidaturas deverão ser submetidas por correio eletrónico ao cuidado do Prof. Doutor Vítor Félix (vitor.felix@ua.pt) dentro do prazo estabelecido.

imprimir
tags
outras notícias