conteúdos
links
tags
Distinções
Vanessa Duarte conquista 25 mil euros
Investigadora da UA vence Prémio Altice International Innovation Award 2018
A investigadora Vanessa Duarte com os orientadores Rogério Nogueira e Miguel Drummond
A estudante de doutoramento da Universidade de Aveiro (UA) Vanessa Duarte venceu o prémio de inovação Altice International Innovation Award 2018 na categoria Academia. A investigadora traz para casa 25 mil euros pelo desenvolvimento de uma nova geração de sistemas de telecomunicações para satélites.

A concurso, cujos prémios foram entregues ontem, a investigadora do Instituto de Telecomunicações (IT) da UA apresentou um processador fotónico a pensar na próxima geração de satélites de comunicação. O projeto conquistou também a distinção Born from Knowledge Awards, no valor de 5 mil euros, entregue pela Agência Nacional de Inovação.

O trabalho foi realizado no âmbito do Programa Doutoral em Engenharia Física no Instituto de Telecomunicações, sob orientação científica de Rogério Nogueira e Miguel Drummond,  e no IHP - Leibniz-Institut für innovative Mikroelektronik (Alemanha), sob orientação científica de Lars Zimmermann.  O trabalho decorreu no âmbito do projeto europeu BEACON onde participaram companhias como a Airbus Defence and Space.

“O projeto consistiu no desenvolvimento de um processador fotónico integrado num chip de silício para a aplicação na nova geração de satélites de telecomunicações por forma a reduzir o peso, custo e consumo energético do satélite, contudo aumentando a capacidade de transmissão de dados e, muito importante, dar ao satélite uma cobertura flexível. O lançamento de satélites de nova geração permitirá colmatar o gap digital existente e fazer chegar a Internet a sítios rurais e remotos onde tal não existe”, explica Vanessa Duarte. Deste modo, aponta a investigadora, “esta inovação abre ainda caminho para a introdução de tecnologias emergentes em serviços de comunicação via satélite, nomeadamente serviços 5G e IoT”.

O Prémio Altice International Innovation Award 2018 é uma iniciativa que abrange Portugal, França e Israel e pretende promover e reconhecer o empreendedorismo e o talento tecnológico, contribuindo para um maior desenvolvimento e competitividade nos mercados onde a Altice atua.

imprimir
tags
outras notícias