conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
A convite do Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores
Universidade de Aveiro e Fábrica Centro Ciência Viva dinamizam programa de divulgação de ciência nos Açores
Universidade de Aveiro e Fábrica Centro Ciência Viva dinamizam programa de divulgação de ciência nos Açores
A Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro estiveram em São Miguel, nos Açores, nos dias 14 e 15 de setembro, a dinamizar um programa de divulgação de ciência que incluiu um show de ciência, uma ação de formação para professores e um workshop maker para público geral. Esta viagem surgiu a convite do Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores, no âmbito dos projetos de colaboração da Rede Nacional de Centros Ciência Viva.

Esta participação enquadrou-se ainda na medida da Direção Regional de Ciência e Tecnologia para “Implementação de iniciativas e projetos de difusão da cultura científica e tecnológica”, tendo o Expolab promovido a ida do show de ciência “Física Viva” da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, como ação de abertura do ano letivo, num evento ímpar de promoção da cultura científica.

Física Viva é um espetáculo de ciência que convida a experimentar algumas das fascinantes aplicações da Física. Com base num discurso simples, é possível aliar rigor científico a momentos lúdicos de imaginação e criatividade, aliciando o público para uma intervenção ativa. O espetáculo inicia-se com uma apresentação de luz LASER e cor, e percorre vários ramos da Física, como Ondas, Mecânica, Termodinâmica e Eletromagnetismo. Este espetáculo resulta de uma adaptação do “Show de Física” do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, desenvolvido por António José Fernandes, Jorge Monteiro e Pedro Pombo.

O evento foi gratuito e decorreu no auditório do Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, no dia 14 de setembro em sessão para o público escolar, e dia 15 de setembro com sessão lotada para o público geral.

Como iniciativa complementar, a Fábrica promoveu uma ação de formação para professores na área da Holografia, e ainda o workshop maker “Desafios elétricos” dedicado a famílias, que decorreram ambos nas instalações do Expolab – Centro Ciência Viva dos Açores.

Este programa de divulgação de ciência levado pela UA e pela Fábrica aos Açores despertou o interesse dos meios de comunicação social regionais, tendo merecido destaque na Antena 1 Açores, na RTP Açores e na imprensa regional.

imprimir
tags
outras notícias