conteúdos
links
tags
Conferências
Especialista da Temple University na UA
Workshop sobre aprendizagem musical na infância com Beth Bolton
Conferência internacional debate, pela primeira vez em Portugal, literatura para crianças
O Labeamus - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Músicas do INET-MD, unidade de investigação em Etnomusicologia com polo na Universidade de Aveiro (UA), vai iniciar o ano letivo com um workshop dinamizado por Beth Bolton, compositora, autora e professora de música na Temple University, em Filadélfia, EUA. O workshop decorre a 17 de setembro, entre as 14h00 e as 17h00, na sala 21.2.12 do Departamento de Comunicação e Arte da UA. A entrada é livre.

Os interesses de pesquisa e ensino de Beth Bolton (Temple University, EUA) incluem a comunicação musical e a interação com crianças, bem como a música na comunidade, o desenvolvimento musical infantil e a aptidão musical.

Esta especialista estará na UA no dia 17 de setembro a dinamizar o workshop intitulado “How Children Learn: Audiation Pathways".

O Workshop irá abordar as seguintes questões:

Como é que as crianças de todas as idades aprendem música? A partir de que idade uma criança responde à música? Como deveríamos ensinar música de maneira diferente a crianças de diferentes idades e diferentes aptidões musicais?

Os participantes serão desafiados a aprender sobre os caminhos da audição e a cantar, mover-se, dançar, tocar, improvisar e criar durante este workshop de educação musical.

O evento é organizado pelo LABEAMUS- Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Músicas do INET-Md - Instituto de Etnomusicologia/ Centro de Estudos de Música e Dança e pelo DeCA - Departamento de Comunicação e Arte da UA. Tem a colaboração do CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o apoio do American Corner da Universidade de Aveiro.

Acerca de Beth Bolton

Beth Bolton é diretora do Boyer College of Music and Dance e do programa Early Childhood Music Foundations, um programa para crianças dos 0 aos 4 anos de idade (baseado nos ensinamentos sustentados  na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon) na Temple University, É especializada em educação musical na infância, com destaque para o desenvolvimento da interação e das competências sociais através da música. Mais de 600 canções para professores, crianças e pais, da sua autoria, estão publicadas em cinco livros. Beth Bolton é reconhecida internacionalmente como conferencista e investigadora, tendo ministrado conferências e workshops em várias universidades, conservatórios e congressos internacionais, nomeadamente nos Estados Unidos da América, Austrália, Brasil, China, República Dominicana, Israel, Itália, Lituânia, Coreia, Nova Zelândia, Singapura e Espanha. É presidente honorária da Musica in Culla (Music in the Crib), uma organização internacional de associações de educação musical para a infância que atua em Itália e em Espanha. É fundadora e membro do consórcio internacional de educação musical One Vision, Many Mirrors, que inclui membros dos Estados Unidos da América, Brasil, Israel, Itália e Coreia. Ensina regularmente em Espanha e Itália em cursos de didática da música para a infância.

Sobre o Labeamus

O Labeamus - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Músicas da Universidade de Aveiro, associado ao Instituto de Etnomusicologia - Centro de Música e Dança (INET-MD), tem como objetivo proporcionar um espaço de experimentação, encontro e partilha no qual os alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento, bem como investigadores e professores da UA possam desenvolver projetos de investigação autónomos e sustentáveis, ligados ao ensino e aprendizagem de músicas.

De entre as principais atividades do laboratório destacam- se:

1. Desenvolvimento - o desenvolvimento de projetos pedagógicos a partir de sessões de troca e partilha de experiências vividas pelos alunos, investigadores e docentes da UA em situações relacionadas com o ensino e a aprendizagem musical;

2. Acolhimento - o acolhimento de projetos pedagógicos sugeridos por indivíduos interessados em desenvolver novas estratégias associadas ao ensino e aprendizagem da música

3. Realização - a realização de formação continuada a partir de oficinas, seminários, conferências e cursos de formação;

4. Promoção - a promoção de ações de extensão universitária oferecidas gratuitamente à comunidade aveirense em geral numa lógica mútua entre investigação e ação;

5. Produção - a produção de materiais didáticos e a disseminação dos projetos desenvolvidos no laboratório através de encontros científicos, espetáculos, suportes digitais e publicações.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias