conteúdos
links
tags
Distinções
Professor do Departamento de Química recebe nova distinção académica
Distinção de Artur Silva como fellow da ChemPubSoc celebrada em encontro europeu de Química
Depois da eleição para presidente da SPQ, Artur Silva foi eleito para a direção da EuCheMS
A distinção do académico Artur Silva, também Vice-reitor da Universidade de Aveiro (UA), como fellow da ChemPubSoc Europe, foi celebrada em Liverpool, durante o 7º Congresso EuChemS, a 28 de agosto. Em simultâneo, foi ainda celebrada a mesma distinção atribuída à cientista portuguesa Maria José Calhorda e mais 37 cientistas, incluindo o Prémio Nobel da Química Ben Feringa.

Esta distinção refere-se à segunda edição desta distinção, referente a 2016/17, que escolheu 37 cientistas europeus. Na primeira edição, foi distinguido o académico João Rocha, também da UA, diretor do CICECO-Aveiro Institute of Materials, laboratório associado.

Artur Silva comenta a distinção considerando que se trata do reconhecimento do trabalho realizado ao longo de vários anos: “Esta distinção é o reconhecimento internacional pelo trabalho de investigação que se tem feito no meu grupo de investigação, o qual nos permite ir publicando artigos científicos de excelente qualidade em excelentes revistas da especialidade, mas também como reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver em termos da investigação e divulgação da Química, tanto nacional como internacionalmente”. 

Em outubro de 2016, Artur Silva, professor do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA) e presidente da Sociedade Portuguesa de Química, fora eleito para o “Executive Board” da European Association for Chemical and Molecular Sciences (EuCheMS). No ano seguinte foi eleito fellow da Academia Europeia de Ciências (EURASC).

A ChemPubSoc Europe resulta da parceria de 16 sociedades europeias de química, representando, no total, 70 mil cientistas membros e editando 15 periódicos de elevada relevância. A ChemPubSoc publica o seu próprio periódico de leitura gratuita, o ChemViews Magazine. Esta organização europeia apoia as sociedades de cada país europeu, quer do ponto de vista financeiro, quer publicando temas no âmbito dos seus objetivos, alargando a divulgação do conhecimento científico na Europa e noutros países.

Mais informações: https://www.chemistryviews.org/details/ezine/11083769/ChemPubSoc_Europe_Fellows_20162017.html?elq_mid=29902&elq_cid=3605105

imprimir
tags
outras notícias