conteúdos
links
tags
Campus
Presidente da Partex Oil and Gas nomeado pela UA
António Costa Silva no Conselho de Curadores
António Costa Silva (créditos: Ordem dos Economistas)
António Costa Silva é o novo membro do Conselho de Curadores da Universidade de Aveiro (UA). Presidente da Comissão Executiva do Partex Oil and Gas, António Costa Silva substitui Alexandre Soares dos Santos no órgão da UA, juntando-se a Correia de Campos, Ilídio Pinho, Júlio Pedrosa e Maria João Carioca.

António Costa Silva é licenciado em Engenharia de Minas, fez o Mestrado em Engenharia de Petróleos no Imperial College (Universidade de Londres) e o Doutoramento no IST e no Imperial College, defendendo uma tese sobre "O Desenvolvimento dos Modelos Estocásticos aplicados aos Reservatórios Petrolíferos". Atualmente é presidente da Comissão Executiva do Partex Oil and Gas, um grupo empresarial envolvido em projetos de exploração e produção de petróleo e gás em Abu Dhabi, Oman, Cazaquistão, Brasil, Argélia, Angola e Portugal.

A proposta da UA para o Conselho de Curadores surge depois da saída de Alexandre Soares dos Santos. Presidente do Conselho Geral da UA de 2009 a 2014 e, posteriormente, membro do Conselho de Curadores, Alexandre Soares do Santos distinguiu-se como empresário e foi presidente do Grupo Jerónimo Martins em 2009, tendo sido ainda decisivo na criação da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Da atividade de Alexandre Soares dos Santos na UA destaca-se a promoção e viabilização de encontros internos de reflexão estratégica, o seu papel na criação da Cátedra Jerónimo Martins em Gestão Comercial e o contributo para o evento “Exit Talks – Conversas sobre exportação” que a UA promoveu, em parceria com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, em abril de 2013.

O Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, agradece, publicamente, o trabalho desenvolvido por Alexandre Soares dos Santos, destacando “a sua inexcedível dedicação, elevado sentido institucional e rigor, bem como a sua capacidade para reunir consensos e coadjuvar a Universidade na sua aproximação à sociedade. A Universidade deve-lhe muito.”

Composto por cinco personalidades de elevado mérito e experiência profissional reconhecidas como especialmente relevantes, os curadores são nomeados pelo Governo sob proposta da UA. O Conselho de Curadores da UA, que é presidido atualmente por Correia de Campos, tem por missão aprovar os estatutos da Universidade, proceder à homologação de deliberações do Conselho Geral, incluindo as de designação e destituição do Reitor, propor ou autorizar a aquisição ou alienação de património imobiliário da instituição, bem como autorizar operações de crédito e nomear e destituir o Conselho de Gestão.

imprimir
tags
outras notícias