Da responsabilidade dos Serviços de Ação Social da UA (SASUA), da Associação Académica (AAUAV) e da Reitoria, as Atividades Culturais e Desportivas (ACD’S) pretendem estimular a prática desportiva informal entre os estudantes desta instituição. Através do pagamento de uma taxa semestral simbólica, e aproveitando os seus tempos livres, todos os alunos da UA podem praticar badminton, basquetebol, capoeira, dança, fitness, frisbee, futebol 7, futsal, judo, squash, taekwondo, ténis de mesa, voleibol, xadrez e yoga.
As parcerias estabelecidas com alguns clubes locais permitem igualmente a prática de boxe, canoagem, equitação, jiu jitsu, karaté, natação, remo, ténis e vela.
A UA oferece suporte, também, na prática de alguns destes desportos na modalidade de competição, através da estrutura da Federação Académica do Desporto Universitário.
A prática de algumas destas modalidades é apoiada por núcleos da AAUAv, nomeadamente o Núcleo de Desportos Náuticos da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NDN-AAUAv), que garante a prática de modalidades desportivas náuticas, como a vela ou a natação, incluindo o desporto adaptado, trabalhando em parceria com os Serviços de Ação Social da UA e em colaboração com o Sporting Clube de Aveiro; o Núcleo de Desportos Motorizados da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NDM-AAUAv), com o seu foco no automobilismo, motociclismo e karting, realizando periodicamente atividades no campus e no exterior, com destaque para as tardes de karts, tertúlias, workshops e idas a provas e competições de Rally; e o Núcleo de Capoeira da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NC-AAUAv).
Existe, também, o Núcleo de Futebol da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NFut-AAUAv), o primeiro núcleo desportivo que abrange cinco desportos coletivos, nomeadamente o futebol de 7 e 11, o futsal, o futebol de praia e o futvolei; o Núcleo de Xadrez da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NX-AAUAv); o Núcleo da Bicicleta da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NBicla-AAUAv), que trabalha em parceria com a Plataforma da Bicicleta e Mobilidade Suave da UA e com a associação Ciclaveiro; e o Núcleo de Jogos de Estratégia da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NJET-AAUAv).
Para os aficionados das artes marciais, o Instituto Confúcio da UA facilita a prática de Kempo Chinês e de Taiji. O Kempo chinês é uma arte marcial que tem na sua base o treino de defesa pessoal, formas com e sem armas e que e indicado para todas as faixas etárias, promovendo a apreensão de valores tais como respeito, disciplina, camaradagem, humildade, entre outros associados às artes marciais. O Taiji (Tai Chi), sendo uma atividade centenária, é uma forma de arte marcial chinesa que utiliza movimentos lentos, fluídos e sincronizados para trabalhar aspetos, tanto ao nível externo como interno, do nosso corpo, sendo os aspetos mentais os mais focados nesta prática, tal como a respiração. A sua prática, promove o desenvolvimento do ser humano harmoniosamente com o seu mundo natural e o conhecimento das suas funções internas de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa.
São várias as infraestruturas desportivas que a academia tem à disposição de todos os seus estudantes para permitir a prática destas modalidades, seja através de espaços localizados no campus seja em espaços fora do campus mas com utilização livre por parte dos seus alunos graças a vários protocolos de colaboração estabelecidos com Associações Desportivas e Centros já existentes no distrito.
O Kempo Chinês e o Taiji podem ser praticados nas instalações do Instituto Confúcio.
Mais sobre desporto na UA pode ser consultado em https://univercidade.pt/category/desporto/ e em https://univercidade.pt/ja-conheces-as-acds/