conteúdos
links
tags
Desporto
Para recreação ou para competição
Modalidades desportivas para todos os gostos
Modalidades desportivas para todos os gostos
Taekwondo, squash, capoeira, basquetebol, rugby, taiji ou kempo chinês são apenas sete exemplos das várias dezenas de modalidades desportivas que se podem praticar na UA. Seja como atividade de recreação seja como modalidade de competição, são garantidas todas as condições necessárias para cultivar o intelecto, sem esquecer de cuidar o corpo.

Da responsabilidade dos Serviços de Ação Social da UA (SASUA), da Associação Académica (AAUAV) e da Reitoria, as Atividades Culturais e Desportivas (ACD’S) pretendem estimular a prática desportiva informal entre os estudantes desta instituição. Através do pagamento de uma taxa semestral simbólica, e aproveitando os seus tempos livres, todos os alunos da UA podem praticar badminton, basquetebol, capoeira, dança, fitness, frisbee, futebol 7, futsal, judo, squash, taekwondo, ténis de mesa, voleibol, xadrez e yoga.

As parcerias estabelecidas com alguns clubes locais permitem igualmente a prática de boxe, canoagem, equitação, jiu jitsu, karaté, natação, remo, ténis e vela.

A UA oferece suporte, também, na prática de alguns destes desportos na modalidade de competição, através da estrutura da Federação Académica do Desporto Universitário.

A prática de algumas destas modalidades é apoiada por núcleos da AAUAv, nomeadamente o Núcleo de Desportos Náuticos da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NDN-AAUAv), que garante a prática de modalidades desportivas náuticas, como a vela ou a natação, incluindo o desporto adaptado, trabalhando em parceria com os Serviços de Ação Social da UA e em colaboração com o Sporting Clube de Aveiro; o Núcleo de Desportos Motorizados da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NDM-AAUAv), com o seu foco no automobilismo, motociclismo e karting, realizando periodicamente atividades no campus e no exterior, com destaque para as tardes de karts, tertúlias, workshops e idas a provas e competições de Rally; e o Núcleo de Capoeira da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NC-AAUAv).

Existe, também, o Núcleo de Futebol da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NFut-AAUAv), o primeiro núcleo desportivo que abrange cinco desportos coletivos, nomeadamente o futebol de 7 e 11, o futsal, o futebol de praia e o futvolei; o Núcleo de Xadrez da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NX-AAUAv); o Núcleo da Bicicleta da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NBicla-AAUAv), que trabalha em parceria com a Plataforma da Bicicleta e Mobilidade Suave da UA e com a associação Ciclaveiro; e o Núcleo de Jogos de Estratégia da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NJET-AAUAv).

Para os aficionados das artes marciais, o Instituto Confúcio da UA facilita a prática de Kempo Chinês e de Taiji. O Kempo chinês é uma arte marcial que tem na sua base o treino de defesa pessoal, formas com e sem armas e que e indicado para todas as faixas etárias, promovendo a apreensão de valores tais como respeito, disciplina, camaradagem, humildade, entre outros associados às artes marciais. O Taiji (Tai Chi), sendo uma atividade centenária, é uma forma de arte marcial chinesa que utiliza movimentos lentos, fluídos e sincronizados para trabalhar aspetos, tanto ao nível externo como interno, do nosso corpo, sendo os aspetos mentais os mais focados nesta prática, tal como a respiração. A sua prática, promove o desenvolvimento do ser humano harmoniosamente com o seu mundo natural e o conhecimento das suas funções internas de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa.

São várias as infraestruturas desportivas que a academia tem à disposição de todos os seus estudantes para permitir a prática destas modalidades, seja através de espaços localizados no campus seja em espaços fora do campus mas com utilização livre por parte dos seus alunos graças a vários protocolos de colaboração estabelecidos com Associações Desportivas e Centros já existentes no distrito.

O Kempo Chinês e o Taiji podem ser praticados nas instalações do Instituto Confúcio.

Mais sobre desporto na UA pode ser consultado em https://univercidade.pt/category/desporto/ e em https://univercidade.pt/ja-conheces-as-acds/

imprimir
tags
outras notícias