conteúdos
links
tags
Campus
Municípios, empresas e outras entidades associam-se à UA
Bolsas e prémios asseguram a participação de 86 alunos na Academia de Verão
Academia de Verão 2012
Em linha com a sua política de valorização do mérito, a UA atribuiu 15 bolsas aos melhores alunos do 10º ao 12º ano economicamente impossibilitados de frequentar a Academia de Verão 2018 e três prémios a alunos que ficaram em lugares cimeiros nas Competições Nacionais de Ciência e nas Olimpíadas da Química. Paralelamente, mais de uma dezena de entidades de várias regiões do país associaram à UA para suportar a participação de 68 alunos, no âmbito das suas políticas de responsabilidade social.

As 18 bolsas e prémios concedidos pela UA abrangem o valor total/ou parcial da propina de inscrição no programa científico ou o pagamento do alojamento ou transporte dos candidatos, valorizando o mérito escolar e permitindo, ao mesmo, tempo, que alunos economicamente impossibilitados de assumir o valor da inscrição tenham oportunidade de participar.

Paralelamente, e à semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, várias entidades suportaram, este ano, a participação de 68 estudantes, através da concessão de bolsas no valor total/ou parcial de inscrição no programa científico ou através do pagamento do alojamento ou do transporte, no âmbito das suas políticas de responsabilidade social.

São parceiros da UA nesta edição a Altice, as câmaras municipais de Alcanena, Alvaiázere, Mértola, Oliveira de Frades e Vila do Porto, a CIRA - Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, as Olimpíadas de Química+, a PLASFIL - Plásticos da Figueira, SA, as Competições Nacionais de Ciência e os Rotary Clubes de Albergaria a Velha e de Loures.

 

A Altice Portugal é uma das entidades que figura este ano, mais uma vez, entre os 12 parceiros que financiam a participação de alunos na Academia de Verão. A diversidade de temas que os alunos podem conhecer, aprender e explorar e o formato dinâmico da iniciativa estão entre as principais motivações que justificam este apoio a 13 participantes por parte de uma das maiores empresas de telecomunicações do país.

Refere Cristina Galvão, da Responsabilidade Social Interna e Recursos Humanos da Altice Portugal, que “os programas de Verão para jovens, que são dinamizados na Universidade de Aveiro, já fazem parte da lista de “atividades de Verão” que a Altice Portugal proporciona aos filhos dos colaboradores desde 2012. É uma semana de aprendizagem intensa, mas também de muita diversão, com professores e monitores fantásticos que “ajudam” os jovens a experienciar e tomar decisões mais conscientes para o seu futuro universitário e profissional”.

Cristina Galvão salienta, ainda, que “os jovens que integram estes programas têm oportunidade de abordar muitos dos campos em que trabalham os pais, já que da lista constam muitas das áreas core da Altice Portugal, como a investigação, engenharia, inteligência artificial, criatividade, entre muitos outros. É sem dúvida uma parceria ganha pela diversidade de temas possíveis e pelo formato dinâmico que envolve, fomentando “Mentes Mais Elásticas” e um melhor “Esboço do Seu Futuro”. Os sorrisos que trazem demostram a sua satisfação”.

Já a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) destaca a importância desta iniciativa para a descoberta de vocações e para a capacitação de cidadania dos jovens participantes. José Ribau Esteves, presidente da CIRA, sublinha que “a Academia de Verão que a Universidade de Aveiro realiza é uma oportunidade muito relevante para a dar a conhecer aos Jovens que estão na fase de ponderar o seu futuro em termos de formação superior. Nesse âmbito a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro promove e paga a participação de 22 Alunos do Ensino Secundário dos onze Municípios da Região de Aveiro na Academia de Verão (em regime de internato), visando facultar-lhes o conhecimento de perto da nossa Universidade de Aveiro”.

O dirigente acrescenta, ainda, que “há vários anos que esta é uma ação importante e regular da nossa atividade, com esta “Turma CIRA”, contribuindo também para melhorar a capacitação de cidadania dos Jovens da Região de Aveiro”.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias