O trabalho apresentado foi efetuado no Departamento de Física (DFis) / Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (i3N), em estreita colaboração com o laboratório SPINTEC (SPINtronique et TEchnologie des Composants) de Grenoble e com o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) do Instituto Superior Técnico de Lisboa, e enquadra-se no seu trabalho de doutoramento em curso sob o tema “Ferromagnetic multilayers with programmable magnetic anisotropy”, orientado pelo professor Nikolai Sobolev do DFis.
O estudo demonstra a possibilidade do uso de irradiação iónica para a modificação intencional das interfaces de camadas de FeCo/MgO. Esta modificação, por sua vez, permite o controlo da direção da magnetização relativamente ao plano da interface, induzindo um estado de “cone fácil”. Este último possibilita a redução do tempo de incubação necessário para a comutação entre os estados correspondentes a 1 e 0 do código binário nas promissoras memórias RAM não voláteis baseadas no efeito de transferência de torque por spin (STT MRAM - Spin Transfer Torque Magnetic Random Access Memory).Os dispositivos STT MRAM encontram-se em desenvolvimento industrial para a substituição em massa da tecnologia DRAM (Dynamic Random Access Memory).
O método proposto permitirá a correção da direção da magnetização após a preparação dos materiais, para, dessa forma, aumentar a velocidade de operação e em simultâneo reduzir a corrente necessária para a comutação, contribuindo para uma maior eficiência energética destas novas memórias.
Os resultados do estudo foram recentemente publicados na revista Applied Physics Letters e podem ser consultados em https://aip.scitation.org/doi/10.1063/1.5026854