conteúdos
links
tags
Campus
Especialistas de hologramas 3D reunidos em Aveiro
Universidade de Aveiro recebe maior conferência mundial de holografia
Universidade de Aveiro recebe maior conferência mundial de holografia
Começa hoje e decorre até 29 de junho, na Universidade de Aveiro, o 11th International Symposium on Display Holography (ISDH 2018), que reúne os maiores especialistas do mundo na área da holografia. O simpósio de cinco dias reúne no mesmo “debate” cientistas e artistas que trabalham na área da imagem 3D, o que dá o mote a este evento que vai juntar cerca de 200 pessoas. O ISDH 2018 é organizado pela Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e do Departamento de Física.

O primeiro International Symposium on Display Holography (ISDH) foi criado pelo Professor Tung H. Jeong, em 1982, no Lake Forest College in Illinois, nos Estados Unidos da América. ISDH é um evento único, não sendo como qualquer outra conferência científica. É um evento internacional que sintetiza os desenvolvimentos na história, na educação, na arte, na ciência e na economia, que envolvem a holografia. Um propósito único do ISDH, além da óbvia troca de informações sobre holografia, é proporcionar o espírito de comunidade entre os participantes.

O ISDH ocorre de três em três anos. Em 2012 decorreu no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos da América; em 2015 na Russian Academy of Sciences, em St. Petersburgo, na Rússia; e agora é a vez de Portugal acolher este evento, na Universidade de Aveiro.

“O que este simpósio acrescenta à holografia é o facto de reunir, no mesmo debate, cientistas e artistas que trabalham na área dos hologramas 3D”, explica Pedro Pombo, do Departamento de Física da UA, diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e co-chair  do ISDH 2018.

Hoje a conferência abre com a palestra aberta à comunidade “Leonardo is dead, Long Live Leonardo; Now to design the digital age” do keynote speaker Roger Malina, Editor Executivo da revista Leonardo do MIT Press.

 

Exposição de hologramas “Art in Holography: Light, space & time”

No âmbito do ISDH 2018 vai ser realizada uma exposição de Arte Contemporânea, intitulada “Art in Holography: Light, space & time”, que reúne obras de um grupo de artistas de renome mundial, que trabalham em holografia.

A exposição é composta por 35 hologramas de 32 artistas de todo o mundo, que trabalham em holografia e que têm em comum o interesse por arte, ciência e tecnologia. Estes artistas usam o meio da luz para explorar conceitos de tempo e espaço e o material da própria luz, sendo que a arte holográfica tem o seu próprio vocabulário estético. 

A sessão de inauguração acontece a 26 de junho, às 16h50, no Museu da Cidade de Aveiro, e vai contar com a presença de todos os artistas representados na exposição.

“Art in Holography: Light, space & time” ficará patente no Museu da Cidade até ao dia 30 de setembro.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias