conteúdos
links
tags
Distinções
Estudante do Mestrado em Fisioterapia da ESSUA
Sara Miranda distinguida no Congresso Internacional da Sociedade Europeia Respiratória
Sara Miranda
Sara Miranda acaba de receber a distinção "2018 ERS/ELF Travel Grant for Best Abstract in Patient Centered Research" no Congresso Internacional da Sociedade Europeia Respiratória. Estudante de Mestrado em Fisioterapia (ramo respiratória) da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) e bolseira de investigação do Instituto de Biomedicina (iBiMED), o prémio de Sara Miranda distingue o resumo “Triangulated perspectives on outcomes used in pulmonary rehabilitation of patients with COPD”.

No âmbito do Mestrado, os estudos de Sara Miranda, orientada pela professora Alda Marques, têm-se centrado em compreender melhor os aspetos que são importantes ser avaliados nos programas de reabilitação respiratória na perspetiva dos doentes, dos seus cuidadores e dos profissionais de saúde acerca da reabilitação respiratória.

Enquanto bolseira de investigação da ESSUA/iBiMED, Sara Miranda tem colaborado num projeto multicêntrico sobre o treino de equilíbrio na DPOC em programas de reabilitação respiratória para a prevenção de quedas. Adicionalmente colabora em projetos de investigação sobre o impacto de programas de reabilitação respiratória na microbiota pulmonar e ambiente doméstico em doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica.  Estes estudos têm sido conduzidos no Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória (Lab3R) da ESSUA, com o apoio da unidade de investigação iBiMED.

Esta distinção revela a importância do trabalho da equipa de investigação do Lab3R da ESSUA, que este ano terá uma forte representação no maior congresso mundial na área da saúde respiratória com uma comunicação oral, três poster discussion e três posters temáticos. O prémio será entregue numa das cerimónias do Congresso que terá lugar em Paris, de 15 a 19 de setembro de 2018.

imprimir
tags
outras notícias