conteúdos
links
tags
Cultura
Sessões a 28 e 29 de maio
Exposição “Cápsula do tempo: higiene, saúde e cosmética através dos objetos” – atividades paralelas
Exposição
No âmbito da exposição “Cápsula do tempo: higiene, saúde e cosmética através dos objetos”, dinamizada pelo Museu da Universidade de Aveiro (UA) e patente na sala Hélène Beauvoir da Biblioteca da UA, decorre um programa de atividades paralelas. Dia 28 de maio, às 17h00, decorre um workshop de automaquilhagem e, a 29 de maio, está prevista uma conversa sobre higienização das mãos.

Nesta exposição são exibidas mais de 100 peças dos extensos acervos de cerâmica e de vidro das coleções de Francisco Madeira Luís, doadas à UA, a que se juntam também um conjunto de peças de porcelana do Museu da Vista Alegre, enquadrados por peças de mobiliário da loja U Shabby Chic de Aveiro. Está previsto um conjunto de atividades paralelas durante os próximos dias.

Estas peças são organizadas em módulos temáticos sobre higiene, cosmética, convalescença, xaropes, termas, aleitamento e barbearia que nos remetem para ambientes dos séculos XIX e XX e para usos e costumes da vida diária.

A organização é dos Serviços de Biblioteca, Informação documental e Museologia da UA, com a parceria do Museu da Vista Alegre e da loja U Shabby Chic de Aveiro.

Os interessados em participar nas atividades paralelas devem inscrever-se através deste formulário:

28 de maio, das 17h00 às 17h45 - Mini Workshop de Automaquilhagem (Nível Básico)

Traga os produtos cosméticos e de maquilhagem que costuma usar e, numa breve sessão prática, terá aconselhamento acerca dos gestos mais importantes para uma boa maquilhagem diária. A dinamização desta sessão estará a cargo de Sandra Caldeira.

29 de maio, das 11h00 às 12h00 - Conversa sobre a importância da higienização das mãos

Num breve percurso pela história e evolução da higiene, chegamos aos dias de hoje e ficaremos a perceber a importância da higienização das mãos e as recomendações da organização mundial de saúde. A professora Assunção Almeida, vice-diretora da licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde da UA, partilhará com os participantes os conhecimentos e recomendações sobre este tema.

A exposição “Cápsula do Tempo” pode ser visitada até 2 de junho, entre as 10h00 e as 18h00, de segunda a sábado, com acesso livre.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias