conteúdos
links
tags
Bolsas
EDITAL Nº 15/2018
Duas bolsas de investigação com candidaturas abertas na área de Engenharia Mecânica – Energias Renováveis
De 24 de maio a 6 de junho, encontra-se aberto concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação para Mestre no âmbito do Projecto de Infraestruturas, com o nº 22113 “INIESC -Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração”.

EDITAL Nº 15/2018

Abertura de concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação para Mestre no âmbito do Projecto de Infraestruturas, com o nº 22113 “INIESC - Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração”financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de DesenvolvimentoRegional (FEDER) do Programa Operacional Regional de Lisboa

Encontra-se aberto concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação para Mestre no âmbito do Projecto de Infraestruturas, com o nº 22113 “INIESC -Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) do Programa Operacional Regional de Lisboa nas seguintes condições:

1. Área Científica: Engenharia Mecânica – Energias Renováveis

2. Requisitos de Admissão: Mestrado em Engenharia Mecânica, Engenharia Física, Energia ou outra engenharia análoga.

3. Requisitos Mínimos: Mestrado nos domínios identificados

4. Fatores de Preferência: Experiência e conhecimentos comprovados em: termodinâmica; óptica; sistemas de conversão de energia solar e suas aplicações; modelação e programação; integração de sistemas de energia, desenho técnico.

5. Plano de Trabalho:

1) Apoio ao desenvolvimento de modelos detalhados de concentradores/receptores solares e ao desenvolvimento de sistema experimental de foco pontual, incluindo actividades como desenho técnico, especificação de equipamentos, pesquisa de fornecedores, modelação e simulação (Actividade A1);

2) Apoio ao desenvolvimento de modelos de CFD aplicados ao armazenamento de energia solar térmica (calor sensível e/ou latente) e modelos sistémicos com integração do TES (Actividade A3); e

3) Apoio ao desenvolvimento de modelos, actividades de simulação e estudos da aplicação de sistemas solares térmicos (incluindo hibridização com outras fontes de energia) para cogeração ou poligeração (Actividade A5).

6. Legislação e Regulamentação Aplicável: Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterada pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, n.º 326/2013, de 27 de Agosto (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

7. Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido na UER (Unidade de Energias Renováveis e Integração de Sistemas de Energia) do LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Campus do Lumiar, sob a orientação científica do Doutor Pedro Azevedo.

8. Duração da Bolsa: As Bolsas com início previsto em 1 de julho de 2018, terão a duração de 12 meses, eventualmente renováveis até um período máximo de 21 meses, não podendo a ultrapassar a data de término do projecto e carecendo de autorização anual.

9. Valor do Subsídio de Manutenção Mensal: O montante das bolsas corresponde a €980,00 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P. no País, sendo pagas mensalmente através de transferência bancária.

10. Documentos de Candidatura: Ficha de candidatura (http://www.lneg.pt/lneg/colaborar); Carta de apresentação e motivação com indicação da adequação aos requisitos do concurso (fatores de preferência e plano de trabalhos); Certificado(s) de habilitações; Curriculum vitæ.

11. Critérios de Avaliação: A seleção dos Bolseiros basear-se-á nos seguintes critérios, por ordem decrescente de importância:

a) Adequação e mérito do curriculum académico do/a candidato/a tendo em conta a área de abertura de concurso;

b) Experiência anterior relevante (incluindo trabalhos publicados na área);

c) Entrevista (apenas aos candidatos seleccionados com base nos critérios a e b). A classificação dos candidatos será efetuada utilizando a seguinte fórmula:

Total: 0,50×A+0,40×B+0,10×C

em que:

A é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 11.a;

B é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 11.b;

C é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 11.c.

Serão selecionados para a entrevista os candidatos cuja soma nos critérios A+B seja igual ou superior a 7 valores.

12. Composição do Júri: Doutor Hélder Perdigão Gonçalves (Presidente); Doutor Pedro Azevedo, Engº João Farinha Mendes (Vogais efetivos); Mestre João Cardoso (Vogal suplente).

13. Forma de Publicitação/Notificação: Os/As candidatos/as serão notificados por escrito, via correio electrónico, da recepção da candidatura assim como posteriormente, da decisão do Júri de Seleção. Os candidatos para eventual entrevista serão notificados por escrito, via correio eletrónico. Durante o período do concurso os candidatos deverão consultar diariamente o correio eletrónico indicado para se manterem informados sobre o seu desenrolar. Os resultados finais da avaliação serão ainda publicitados através de lista ordenada por nota final obtida, afixada no átrio do campus de Alfragide do LNEG, sito na Estrada da Portela – Zambujal – Alfragide.

14. Prazo de Candidatura: o concurso encontra-se aberto de 24 de maio a 6 de junho de 2018. A candidatura deverá ser dirigida a: LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.Estrada da Portela – Zambujal – Alfragide, Apartado 7586, 2610-999 Amadora ou para o e-mail: ngeedital.candidaturas@lneg.pt, Fax: 21 716 09 01

imprimir
tags
outras notícias