conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 25 de maio, às 17h00, no Auditório do CCCI
"MELODRAMA: da interpretação à composição" no Ciclo de Recitais Conferência em Investigação Artística
Realiza-se no dia 25 de maio, às 17h00, no Auditório do CCCI, no Departamento de Comunicação e Arte, mais uma edição do CIRC_ - Ciclo de Recitais Conferência em Investigação Artística, com a participação de Mário Sousa (dramatização, adaptação de textos, ator) e Francisco Monteiro (tradução e adaptação de textos, adaptação musical, composição, piano). A entrada é livre.

Melodrama é um género dramático-musical próprio do século XIX, caracterizado por uma narrativa - uma história curta apresentado por um ator - e uma parte de piano que ilustra, faz comentários, acompanha, que cria significado mimético e simbólico, enfatizando a narrativa e ajudando o ouvinte a compreender e a criar empatia com a história e os personagens. 

O projeto de investigação artística desenvolvido pelos investigadores, ainda em curso, terá um hipotético fim numa performance (dramaturgia, imagem e música): uma sucessão de diferentes melodramas adaptados e agrupadas num único espetáculo com texto, som (piano, percussões e meios eletroacústicos) e improvisação/gravação vídeo. 

Serão apresentados neste CIRC_, sem componente de vídeo, um melodrama do séc. XIX, Tabacaria, de Fernando Pessoa / Improvisação Piano e Cidade, o gato, de Hugo Mezena / Francisco Monteiro. 

O projeto será descrito e apresentado tendo em vista 1) o encontro crítico dos materiais e o processo criativo (interpretação, improvisação como um remix, composição), 2) as questões relacionais envolvidas (que colaboração artística, para quem, com que propósito, quais os códigos musicais, quais expectativas de receção) e 3) os contextos estéticos. As metodologias utilizadas foram, até ao momento, auto-etnografia, crítica e análise bibliográfica, análise textual e musical, e técnicas diversas de transformação sonora, de composição e de performance/improvisação experimental. 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias