Área Científica: Engenharia Química e áreas afins.
Requisitos de admissão obrigatórios (requisitos cumulativos e sob risco de exclusão):
Requisitos preferenciais:
Plano de trabalhos:
• Avaliar o potencial de pastas kraft branqueadas de E. globulus para aplicações que necessitem uma elevada capacidade de absorção e estabelecer as variáveis processuais de fabrico das pastas que afetem as propriedades de absorção;
• Efetuar um estudo comparativo sobre modificação química, enzimática e físico-química da pasta em relação com as suas propriedades de absorção
• Aplicar aditivos que permitam o aumento de propriedades de absorção da pasta.
• Avaliar os custos de modificação das pastas com as soluções propostas.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO- Laboratório Associado da Universidade de Aveiro e no RAIZ-Instituto de Investigação da Floresta e do Papel, sob a orientação científico Prof. Dmitry Evtyugin.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em junho de 2018. O contrato de bolsa poderá ser renovado por um período máximo adicional de 26 meses.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1495,00/mês, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).
Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes:
1. Avaliação curricular – com valoração de 100%;
Caso o júri não se considere apto a decidir utilizando o método indicado em 1, poderá optar por realizar entrevista aos três primeiros candidatos admitidos após avaliação curricular, sendo que neste caso, a valoração percentual de cada um dos itens será de 50%.
- A avaliação curricular será realizada de acordo com os seguintes critérios:
• Habilitações académicas (30%);
• Experiência profissional relevante no âmbito do perfil indicado (50%);
• Publicações (20%).
- A entrevista aos candidatos será conduzida com base em guião que avaliará cada candidato nos seguintes domínios:
• Conhecimento nas áreas do perfil indicado (70%);
• Motivação, dinamismo e visão estratégica do candidato (30%);
Composição do Júri de Selecção:
Presidente: Prof. Doutor Dmitry V. Evtyugin;
Vogais efetivos: Prof. Doutor Jorge Manuel Alexandre Saraiva e Prof. Doutor Carlos Pascoal Neto.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos notificados através de e-mail.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14/5/2018 e 31/05/2018 de 2018.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: • Carta de motivação da candidatura (máximo 2 páginas A4);
• Formulário de candidatura, disponível no sítio da Área de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032, em Bolseiros/Modelo de Candidatura, com indicação de endereço de correio eletrónico do candidato;
• Curriculum vitae do candidato;
•Certificados de habilitações, de formação complementar e de experiência profissional, e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para: Dmitrye@ua.pt
Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.