conteúdos
links
tags
Campus
AUF representa mais de 800 instituições em cerca de 100 países
UA acolhe assinatura de protocolo entre o CRUP e a Agência Universitária da Francofonia
CRUP e AUF assinaram acordo na UA
A Sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro (UA) foi palco da conferência “A Universidade no século XXI: qual o novo compromisso francófono?” que incluiu a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Agência Universitária da Francofonia (AUF). O acordo abre às 15 universidades portuguesas representadas pelo CRUP a possibilidade de cooperação mais facilitada com entidades congéneres no enorme espaço da francofonia.

Com o título original “L’université au XXIe siècle: quel nouvel engagement francophone?”, promovido pela UA em parceria com a Agence Universitaire de la Francophonie, o encontro procurou debater o espaço universitário francófono e discutir alternativas políticas, pedagógicas e de investigação nesse contexto.

A UF é uma das mais importantes associações de instituições de ensino superior e investigação do mundo, reunindo mais de 800 universidades, institutos, escolas superiores e centros de investigação que utilizam o francês e que estão localizadas em mais de 100 países.

O acordo assinado define o quadro geral, os domínios e as modalidades de cooperação entre as duas partes em aspetos de interesse mútuo e com a eventual participação de outros organismos.

Entre as presenças, destacaram-se o Embaixador de França em Portugal, Jean-Michel Casa, o diretor-geral do Ensino Superior, João Queiroz, o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão, o presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Alberto Amaral, para além do presidente do Conselho de Reitores (CRUP) e do presidente da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) e reitores de várias universidades portuguesas, incluindo o Reitor da instituição anfitriã, Manuel António Assunção.

imprimir
tags
outras notícias