conteúdos
links
tags
Desporto
Iº Torneio de Judo Cidade de Aveiro está em preparação
AAUAv recebeu treino orientado por Nuno Delgado no âmbito de um dos melhores projetos autárquicos de Judo
Formação com Nuno Delgado na UA
Melhor atleta de Judo Português masculino de todos os tempos esteve em Aveiro, no tapete da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), a orientar um treino de formação, a 13 de abril, no âmbito do que se considera o melhor projeto autárquico de Judo a nível nacional. Dia 12 de maio decorrerá Iº Torneio de Judo Cidade de Aveiro, promovido pelo Núcleo de Judo da AAUAv.

Na passada sexta-feira, o tapete de Judo da AAUAv foi palco da última fase de uma ação promovida pela autarquia para professores, na área do Judo. Esta última fase contou com a presença de Nuno Delgado, medalhado de Bronze nos Jogos Olímpicos em 2000, e campeão Europeu em 1999, considerado o melhor atleta português, de Judo, masculino de todos os tempos.

No tapete, para além de Nuno Delgado, estiveram vários professores que participaram na formação, tais como o Mestre Mário Cachada e António Costa, responsável técnico do Judo da AAUAv. Nesta última sessão o tapete ficou cheio com a presença dos atletas da AAUAv e da Escola de Judo Nuno Delgado - de Aveiro, que não quiseram faltar ao convite para participarem neste treino. “Foi-nos pedida a presença de alguns atletas para poder ser demonstrado, de uma maneira mais realista, a interação e a forma como o Nuno trabalha com os mais pequenos. Nós desafiamos os nossos atletas a estarem presentes, e os atletas da EJND – de Aveiro. Claro que ninguém quis faltar”, referiu António Costa.

Este foi um momento de enorme regozijo de todos os presentes, com muitos pais a marcarem presença na galeria para poderem ver de perto uma estrela do Judo Mundial. Num ambiente divertido, de entrega de todos os presentes, e de comunhão do verdadeiro espírito do Judo, foi “bonito de ver a maneira simples como uma estrela como o Nuno lida e interage com toda a gente. Ele não tem a mania de ser estrela, e isso é impressionante, pois é o melhor dos melhores em Portugal”, referia um pai no final do treino.

Mas porque foram escolhidos os atletas da AAUAv? Há um acordo assinado entre o Nuno Delgado e a AAUAv. “Este acordo de parceria tem a ver com a sua escola de Judo em Aveiro, no Mélia, mas também com a procura de um crescimento sustentado do Judo um pouco por toda a parte, neste caso em Aveiro. Fizemos este acordo, com o qual estamos muito felizes, e que nos tem permitido estes momentos de aprendizagem com o Melhor judoca masculino Nacional”, explicava António Costa, para prosseguir referindo que “esta parceria é benéfica para nós, mas é também benéfica para o Judo em Aveiro. O Nuno começou a gostar mais de Aveiro pelo excelente projeto que a autarquia está a desenvolver a nível do Judo no 1º ciclo. É o melhor projeto autarquico do Judo a nivel nacional, e nós só temos a agradecer à autarquia pois tem sido uma forma de divulgação da nossa modalidade importantissima, não só para a AAUAv, mas para todos os clubes de Aveiro. Todos, sem excepção, tem beneficiado com este projeto. Obrigado CMA”.

No próximo dia 12 de maio, o núcleo de Judo da AAUAv levará a cabo o Iº Torneio de Judo Cidade de Aveiro, no pavilhão da EB 2/3 de Aradas, com inicio marcado para as 15h00.

imprimir