O documentário com 75 minutos de duração, tem intenção de alertar e sensibilizar para o grave problema que assola o litoral português todos os invernos. É baseado em testemunhos científicos de várias áreas de especialização da Universidade de Aveiro, numa tentativa de esclarecer e corresponder às dúvidas e questões que sistematicamente se levantam sobre o assunto. Aborda várias zonas críticas de toda a costa portuguesa com especial ênfase na região de Aveiro. A produção arrancou no inverno de 2013-2014, numa altura em que a costa portuguesa foi fustigada por fortes tempestades e agitação marítima, tendo sido notícia pelas piores razões.
A convite da organização do Mar Film Festival, o “Deriva Litoral” será exibido na sessão de encerramento, contando o momento com a presença e comentários de Carlos Coelho, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, e de Pedro Pombo, diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
A decorrer de 19 a 21 de abril, o Mar Film Festival é organizado pelo Museu Marítimo de Ílhavo/Câmara Municipal de Ílhavo e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. Os filmes deste festival exploram assuntos tão diversos como a poluição marítima, a vida das gentes do mar, momentos de perda e de reencontro testemunhados pelo oceano, contos inspirados na magia do mar e a erosão costeira.
Mais informações e programa completo em: www.marfilmfestival.pt.