conteúdos
links
tags
Campus
Academia desafia entidades desportivas a apresentarem projetos
UA quer ajudar clubes desportivos a formarem atletas
A pista de tartan é uma das muitas infraestruturas desportivas que a UA tem à disposição dos clubes
Num inédito apelo lançado à sociedade, a Universidade de Aveiro (UA) está a desafiar clubes, associações e federações desportivas a apresentarem projetos que envolvam a Academia na promoção da prática desportiva. Aos clubes com os melhores projetos, a UA promete não só dar apoio financeiro e material como ainda disponibilizar alimentação e alojamento aos respetivos atletas que estudem na UA.

Atrair cada vez mais estudantes atletas, dando-lhes todas as condições para praticarem desporto ao mais alto nível, é uma das grandes metas do apelo da UA às entidades desportivas. Ao mesmo tempo, a Academia quer ajudar a região de Aveiro a tornar-se num berço de estudantes campeões.

À disposição dos projetos desportivos, cujos melhores, depois de selecionados, se consubstanciarão em contratos de desenvolvimento desportivo, os clubes podem ter em conta a disponibilidade das infraestruturas desportivas da UA. Nestas incluem-se uma pista de tartan, cujo relvado interior está preparado para receber todas as modalidades de atletismo, jogos de futebol e de rugby, um pavilhão polidesportivo equipado com uma sala para a prática de ginástica e de artes marciais, a sala de treino físico, com sauna e salas de squash, e o ginásio. A estes irá acrescentar-se em breve um campo sintético de futebol de 11, que se encontra em construção no Campus do Castro.

descrição para leitores de ecrã
O pavilhão desportivo da UA está equipado com sala de ginástica, de artes marciais e de treino físico. O pavilhão tem ainda sauna, salas de squash e ginásio.

Os contratos de desenvolvimento desportivo que a UA quer assinar com as entidades desportivas surgem numa Academia que defende a promoção e a valorização da prática desportiva e que tem criado condições para a compatibilização dessa prática desportiva, tanto competitiva como de lazer, com o percurso curricular dos estudantes. Esses instrumentos incluem já, por exemplo, o Estatuto do Estudante Atleta e o Regulamento das Bolsas de Mérito Desportivo.

Estudar onde se pratica desporto

“Através da criação de sinergias entre a UA, a sua Associação Académica e os clubes, associações e outras entidades desportivas da região, queremos potenciar a prática desportiva dos estudantes da UA, tanto competitiva como de lazer, a atratividade da UA e da Região para os estudantes atletas que ingressam no ensino superior e a promoção da UA como uma instituição em que a prática desportiva é encarada como um fator de sucesso académico, nomeadamente junto de públicos pré-universitários”, esclarece Gonçalo Paiva Dias.

Assim, aponta o Vice-reitor da UA para a área académica, “pretendemos que as relações a estabelecer sejam proveitosas para todas as partes”. No âmbito dos contratos de desenvolvimento desportivo assinados entre as partes, “a UA poderá apoiar material e financeiramente as entidades desportivas e apoiar os estudantes da UA que representem essas entidades, nomeadamente concedendo condições especiais de acesso a alojamento e alimentação”. Mas, lembra o Vice-reitor, existem outros ganhos de parte a parte, “como a capacidade de atrair mais estudantes-atletas para a região ou a rentabilização dos recursos existentes”.

O projeto de regulamento de Contrato de Desenvolvimento Desportivo, que regulamenta toda a iniciativa, está atualmente em processo de consulta pública. Independentemente desse processo, diz Gonçalo Paiva Dias, “a UA convida desde já as entidades desportivas da região a manifestarem o seu interesse na apresentação de projetos”.

No final da consulta pública, será publicado um edital e organizado um concurso para a seleção dos melhores projetos que serão depois concretizados através de contratos de desenvolvimento desportivo. Os projetos poderão ser apresentados por uma única entidade ou por várias entidades constituídas em parceria.

O projeto de regulamento pode ser consultado em http://www.ua.pt/gaqap/uaemmudanca/.

As manifestações de interesse poderão ser dirigidas para reitor@ua.pt

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias