conteúdos
links
tags
Publicações
Apresentação do livro "Universidade de Aveiro: Causa Honoris" no dia 18 de janeiro
UA lança livro em homenagem aos Doutores Honoris Causa
Livro foi apresentado na sessão comemorativa dos 44 anos da UA
O que poderá ligar nomes como Sophia de Melo Breyner, ao Nobel Harold Kroto, Gilberto Gil, Maria de Jesus Barroso, António Damásio e Jorge Sampaio? E o que os associa à Universidade de Aveiro (UA)? Todos são Doutores Honoris Causa pela UA. As intervenções dos Honoris Causa da UA foram alvo de intensa investigação, que Idália Sá-Chaves e Jorge de Carvalho Arroteia apresentam em livro, sob a chancela da UA Editora.

Os discursos das 37 personalidades a que a UA atribuiu até abril de 2017 a distinção maior, o doutoramento honoris causa, foram alvo de detalhada análise e interpretação que resultaram na edição do livro “Universidade de Aveiro: Causa Honoris”. Esta edição, cujo lançamento foi revelado por Victor Gil, primeiro Reitor da UA, no dia 15 de dezembro, na comemoração do 44º aniversário da instituição, é agora apresentada em sessão que decorre a 18 de janeiro, pelas 17h00, no auditório Mestre Hélder Castanheira da livraria da Universidade de Aveiro.

A apresentação está a cargo de Júlio Pedrosa, antigo reitor desta Universidade.

Esta edição e a investigação que lhe esteve subjacente, tiveram por objetivo principal “identificar alguns princípios que permitam configurar uma ideia de universidade através dos parâmetros de excelência que definem a sua missão institucional, social e humana e que se subentendem nos perfis identitários das individualidades a quem reconhece, ao mais alto nível, essa sua distinção”, referem os autores.

O Reitor Manuel António Assunção menciona na introdução “Os discursos que ajudam a dar forma aos doutoramentos honoríficos compõem (…) uma série de fotografias datadas, cuja leitura permite reconstruir o trajeto já feito e aquele que se antecipa fazer. São como uma sucessão de espelhos onde se podem ver refletidos os percursos da Universidade ao longo do tempo e o modo como nos foram vendo a nós em mais de quatro décadas que já levamos de existência. Foi a análise desses discursos que os Professores Idália Sá-Chaves e Jorge Arroteia decidiram levar a bom porto. Ou seja, indo para além da leitura direta e primeira, propõe-nos este livro descobrir outros olhares que a interpretação textual permite trazer à superfície.”

A obra encontra-se à venda no catálogo da UA Editora, na Livraria da UA e noutras livrarias do país.

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias