conteúdos
links
tags
Desporto
Prova contou com clubes de Viseu e Coimbra, para além dos de Aveiro
AAUAv realiza o IXº Torneio de Judo apoiando os bombeiros das corporações de Aveiro
Torneio de Judo da AAUAv foi ato solidário a favo dos Bombeiros
O IXº Torneio de Judo da AAUAv, prova que se realiza há nove anos consecutivos em Aveiro, e que já é um marco do Judo aveirense e da Zona Norte, contou com mais de uma centena de atletas que contribuíram com o valor da sua inscrição na prova para as corporações dos Bombeiros de Aveiro. Estiveram presentes atletas dos clubes da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Sport Clube Beira-Mar, Escolas de Judo de Coimbra, Dinamo Clube Estação – Viseu, Judo Clube de Viseu e Montanha Clube – Lousã. A prova decorreu a 19 de novembro, no Pavilhão da EB 2/3 de Aradas.

Distribuídos por grupos de três ou quatro atletas, tendo por base o ano de nascimento, a estrutura física e a graduação, os futuros campeões disputaram uma prova onde a nota dominante foi a boa disposição, entreajuda, companheirismo e amizade. “É importante a colaboração de todos. Foi gratificante ver os clubes participantes colaborarem connosco, quer a fazer a divisão inicial, quer a arbitrar, quer, principalmente, na angariação de fundos. Só assim é possível termos uma prova de qualidade que seja boa para todos”, assinalou António Costa, responsável técnico do Núcleo de Judo da AAUAv.

Se nos anos anteriores o propósito era a angariação de víveres para uma instituição de caridade de Aveiro, este ano o objetivo centrou-se na ajuda aos Bombeiros das duas corporações de Aveiro. “Todos os anos, tentamos que este seja um momento de solidariedade. Este ano quisemos ter presente um super-herói, mas achamos que o Super-Homem, o Batman ou o Homem-Aranha não eram suficientemente bons, então lembrámo-nos dos maiores heróis em todo o Mundo: os Bombeiros. Depois do que fizeram por todo o país durante estes últimos meses só seria possível retribuir de forma simbólica, recolhendo fundos para os apoiar”, referiu António Costa. No total, foram reunidos 600€, fruto do pagamento das inscrições dos atletas e possível devido aos apoios de várias instituições que foram reunidos e que o técnico de Judo da AAUAV enumera: o Agrupamento de Escola Mário Sacramento cedeu o pavilhão gratuitamente; a Câmara Municipal de Aveiro ajudou com o transporte dos tapetes; o Grupovarius ofereceu as medalhas; o “No Menu” apoiou a prova como vem sendo hábito; os pais dos atletas mais novos do Núcleo de Judo da AAUAv e os atletas mais velhos ajudaram em toda a logística necessária. “Todos os clubes presentes contribuíram para o valor angariado. Sem estes apoios era impossível fazermos isto.”, salienta.

A organização foi enaltecida por todos, mas a prestação dos atletas da AAUAv foi uma fonte de satisfação para os seus treinadores. Vicente Nascimento, Manuel Pires, Rafael Nogueira, Anton Karavai, José Ranito, Leonor Oliveira e Jorge Mêna conquistaram o lugar mais alto do pódio. Pedro Mêna, Dinis Santos, ZiHao Sun, Tiago Mêna, Joana Ribeiro e Guilherme Cunha, ficaram-se pelo segundo lugar final. Maria Clara Botta, Isaac Rodrigues, Diogo Carrola, JiAyi Sun e Martim Ribeiro conquistaram o terceiro lugar final. Maria Margarida Cunha, Alice Rodrigues, Maria Constança Pires e Martim Ladeira ficaram no quarto lugar final. Mas, “o melhor resultado de todos foi a alegria dos atletas e a solidariedade entre todos. Os resultados são bons quando eles estão felizes”, considera António Costa.

O técnico salientou a presença de clubes de fora do concelho de Aveiro, designadamente Viseu e Coimbra. “Esta prova que era para fazer parte do circuito do ‘Torneiro do Moliceiros’ e que, por decisão da Associação Distrital de Aveiro, foi excluída, afirma-se como um evento que veio para ficar, sempre pautada por valores de solidariedade, e que continuará a afirmar-se como imagem de marca do Núcleo de Judo da Associação Académica da Universidade de Aveiro”, concluiu.

imprimir
tags
outras notícias