conteúdos
links
tags
Cultura
De 6 a 17 de novembro, na Galeria de Exposições
Exposição de fotografias do Banco de Tempo na Livraria da UA
Exposição de fotografias do Banco de Tempo
A exposição de fotografia “Banco de Tempo - 15 anos, 15 histórias”, da autoria da Inês D´Orey, reúne um conjunto de retratos de 15 membros do Banco de Tempo que nos falam do significado deste projeto nas suas vidas. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre 6 e 17 de novembro, na Galeria de Exposições da Livraria da UA, entre as 09h00 e as 17h30. A entrada é livre.

A exposição, que está em itinerância pelo país, inscreve-se num conjunto mais lato de atividades comemorativas dos 15 anos do Banco de Tempo em Portugal, desenvolvidas com o apoio financeiro da Secretaria de Estado para a Igualdade e Cidadania.

Pretende-se, com esta exposição, divulgar o conceito do Banco de Tempo, o seu significado social e o impacto na vida das pessoas que nele têm participado. Pretende-se, por outro lado, ampliar o interesse e o reconhecimento da relevância desta iniciativa.

O que é o Banco de Tempo?

O Banco de Tempo é um sistema de organização de trocas solidárias que promove o encontro entre a oferta e a procura de serviços disponibilizados pelos seus membros. Troca-se tempo por tempo e esta troca assenta na boa vontade e na lógica de “boa vizinhança” com o objetivo de reforçar as redes sociais de apoio, diminuir a solidão e promover o sentido de comunidade, promover a colaboração entre diferentes pessoas, estimular talentos e as capacidades de cada um e muito mais…

Quem se quiser tornar membro do Banco de Tempo deverá inscrever-se numa das agências, onde terá uma entrevista de acolhimento e colocará os seus serviços à disposição dos restantes membros inscritos.

Hoje há em Portugal cerca de 1900 membros do Banco de Tempo, 73% são mulheres e 30 as agências a funcionar e outras em constituição, do Norte ao Sul do País e nas Ilhas, resultado de parcerias entre o Graal e dezenas de entidades de natureza muito diversa: Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Associações, Fundações, Escolas, IPSS, Órgãos de Comunicação Social, entre outras.

Mais informações em: http://www.bancodetempo.net/pt/Noticia/67 ou através do email: livraria@ua.pt

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias