conteúdos
links
tags
Campus
Edição de 2017
Rankings Universitários Mundiais (CWUR) confirmam excelência da UA
UA volta a marcar presença entre o mais reputado grupo de universidades do mundo
A UA volta a figurar entre as melhores universidades do mundo, nos Rankings Universitários Mundiais (CWUR) de 2017. A qualidade da educação e da formação que é dada aos estudantes, o prestígio dos membros das faculdades e a qualidade e impacto da sua investigação são alguns dos pontos fortes da UA que a colocam entre as 600 mais importantes e prestigiadas instituições de ensino superior do mundo. Os lugares cimeiros pertencem às universidades de Harvard e de Stanford e ao Massachusetts Institute of Technology.

O CWUR tem em conta oito critérios, com destaque para o número de antigos alunos ou professores que recebem grandes prémios internacionais ou medalhas, bem como o número de antigos estudantes que chegam a CEO em grandes empresas de referência mundial. Os especialistas do Centro pesam ainda a quantidade de artigos científicos publicados em revistas influentes, o número de trabalhos científicos citados por outros investigadores e as patentes registadas pelas universidades. O ranking da CWUR pode ser consultado em http://cwur.org/2017.php.

Presença assídua nos mais conceituados rankings internacionais, em abril deste ano a UA surgiu pela sexta vez consecutiva entre as 100 melhores instituições de ensino superior com menos de 50 anos no ranking do periódico Times Higher Education (THE). Nessa lista, uma das mais importantes do mundo, a UA surgiu no lugar 81 da lista que tem em conta critérios como o ensino, o alcance internacional, as receitas provenientes da indústria/empresas, a investigação e as citações em revistas científicas. 

Em Agosto a garantia da UA ser uma das 500 melhores universidades do mundo foi confirmada pelo Ranking de Xangai, um dos mais conceituados e respeitados rankings universitários do mundo, que, pelo segundo ano consecutivo, colocou a UA na lista cimeira juntamente com mais quatro universidades nacionais. 

Em Setembro, o Times Higher Education (THE) colocou a UA entre as 600 melhores universidades do planeta, num estudo que avaliou o desempenho de mil instituições provenientes de 77 países ao nível das suas principais missões – ensino, investigação, transferência de conhecimento e projeção internacional.

O mesmo ranking avançou, ainda, este mês, com uma lista que situa a UA entre as 400 melhores universidades do mundo na área da Engenharia e Tecnologia.

imprimir
tags
outras notícias