conteúdos
links
tags
Distinções
Colaboração entre o Departamento de Ciências Médicas e o Departamento de Biologia
Estudantes da UA conquistam Prémio Angelini University Award!
A equipa vencedora da UA
O projeto “STAPHcombat: a multiapproach therapy” foi o grande vencedor da 8.ª edição do Angelini University Award! 2016/2017. Da autoria de um grupo de estudantes dos departamentos de Ciências Médicas e de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), o trabalho aposta no tratamento e prevenção das infeções difíceis e recorrentes do Pé Diabético.

Tendo como mote o tema do concurso deste ano “Produtos e Serviços para combater resistências a antibióticos”, os estudantes da UA Marta Estrela, Daniel Resende, Mariana Resende e Mariana Vaz , sob a orientação de Ana Margarida Sousa, docente do Departamento de Ciências Médicas, propuseram a criação de uma terapia (STAPHcombat: A multiapproach therapy) destinada a pacientes com diabetes que pretende tratar e prevenir as infeções difíceis e recorrentes do Pé Diabético através do desenvolvimento de um produto de prevenção da infeção por MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina) de feridas cutâneas em pé-diabético. A terapia fágica contra as infeções bacterianas, em conjunto com o ácido tânico como despertador metabólico tem como objetivo ativar as bactérias latentes, tornando-as suscetíveis à ação dos agentes antimicrobianos.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no Museu do Oriente, no passado dia 18 de outubro, onde o projeto vencedor dos alunos da UA recebeu um prémio monetário no valor 8.000 euros (5.000 euros – candidatos, 2.000 euros – professores e 1.000 euros – project advisor).

Refira-se que este ano o Angelini University Award! 2016/2017 teve 62 inscrições de 204 candidatos oriundos de 30 universidade e politécnicos de Portugal.

Atribuído anualmente pela Angelini Farmacêutica, o Angelini University Award foi criado em 2009 com o objetivo de estimular a aplicação, por parte da população universitária, dos conhecimentos académicos no desenvolvimento de projetos de cariz prático. Considerando a importância da existência de uma relação de proximidade e de parceria entre as empresas, a sociedade e a comunidade universitária, esta iniciativa pretende estimular a participação de estudantes e docentes, potenciando a sua capacidade de inovação, criatividade e desafio, tendo em vista a criação de projetos de novos produtos e serviços em torno de determinada temática. Este concurso tem proporcionado a construção de uma relação mais próxima entre as universidades e a sociedade em geral, e dado visibilidade aos jovens talentos e investigadores portugueses, graças à cobertura mediática que gera.

imprimir
tags
outras notícias