conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Luís Rodrigues – finalista do TeSP em Manutenção Industrial (ESTGA)
“Aprendi imenso e gostava muito de, no futuro, ter a chance de evoluir nessa experiência”
Luís Rodrigues estagiou na Ciclo Fapril
“Depois da experiência com o Luís Rodrigues não tenho dúvidas de que a formação que teve é uma mais-valia para a Ciclo Fapril ou para outra empresa que procure alguém para integrar as suas equipas de Manutenção.” Vítor Fernandes, diretor de Produção, da Ciclo Fapril, empresa do ramo metalomecânico instalada em Águeda, não tem dúvidas após o acompanhamento do estágio de Luís Rodrigues, finalista do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Manutenção Industrial, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA).

Luís foi dos primeiros finalistas dos cursos CTeSP lecionados nas escolas politécnicas da Universidade de Aveiro (UA). Estes cursos superiores decorrem ao longo de dois anos, com seis meses de estágio em ambiente empresarial.

Após a experiência na empresa, o finalista expressa também a sua satisfação: “Tive oportunidade de trabalhar com excelentes profissionais que me proporcionaram ótimos momentos, tanto em contexto prático como teórico. Aprendi imenso e gostava muito de, num futuro próximo, ter a chance de evoluir nessa experiência.” Do lado da empresa e dos seus trabalhadores, diz também Luís Rodrigues, um ambiente de grande recetividade: “Foram-me proporcionadas imensas oportunidades de observar e/ou trabalhar em diversas áreas com muitos colaboradores diferentes, sendo que todos eles me ajudaram de uma maneira ou de outra a crescer como profissional e a obter uma perspetiva diferente da realidade do mundo do trabalho.”

Por outro lado, como a área de trabalho da metalomecânica Ciclo Fapril é bastante vasta, o estagiário salienta que teve oportunidade de contactar com “uma grande variedade de processos de fabrico e uma grande diversidade de equipamentos e máquinas industriais". “Em alguns casos, tive oportunidade, não só de efetuar, mas também de planear intervenções de manutenção. Essas intervenções foram de natureza variada e exigiram conhecimentos das mais diversas áreas. Foi extremamente interessante e enriquecedor aplicar os conhecimentos técnicos que me foram lecionados durante o curso.”

Luís Rodrigues escolheu o CTeSP em Manutenção Industrial, na ESTGA, porque tinha frequentado o curso profissional de Técnico de Eletrónica e Computadores na Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda e também porque, afirma, tinha a possibilidade de prosseguir para a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, intenção que, aliás, ainda mantém. Quanto à formação, correspondeu às suas expectativas: “Fiquei muito satisfeito com os conteúdos abordados e também com os professores com que me deparei, que foram sempre muito prestáveis e tentaram sempre mostrar a aplicabilidade dos conteúdos numa perspetiva prática, exemplificando com casos reais.”

Mais informações sobre o CTeSP em Manutenção Industrial: http://www.ua.pt/estga/PageCourse.aspx?id=402 .

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias