conteúdos
links
tags
Campus
Laboratório da Universidade de Aveiro abriu oficialmente as portas a 15 de junho
Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou o ECOMARE
Manuel António Assunção e Marcelo Rebelo de Sousa inauguram ECOMARE
O ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro (UA) foi inaugurado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa a 15 de junho durante uma manhã “inesquecível e muito inspiradora”. Do nascimento da infraestrutura de ponta ligada à Ciência e Tecnologia do Mar, Marcelo Rebelo de Sousa garantiu ser o “triunfo das causas da ecologia e do mar, que não eram evidência há algumas décadas".

Para além da intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa, a cerimónia de inauguração do Laboratório contou ainda com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que garantiu que "este laboratório com dois centros vai passar a ser uma referência a nível internacional". Manuel António Assunção, Reitor da UA, Fernando Caçoilo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo (CMI), João Braga da Cruz, presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA), e José Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, também discursaram na cerimónia. 

descrição para leitores de ecrã
Manuel António Assunção e Marcelo Rebelo de Sousa no dia que será recordado como o do “triunfo das causas da ecologia e do mar”

“O que queremos, com esta unidade única, é ter mais impacto na economia, nas dinâmicas regionais, na vida das pessoas”, apontou Manuel António Assunção. “O que pretendemos continuar a fazer é serviço público da mais alta qualidade que garanta mais exemplos de economia circular, que induza um número crescente de iniciativas de desperdício zero, que nos sensibilize mais para a as questões do ambiente e da sustentabilidade, que contribua para termos uma Região cada vez mais Azul”, adiantou o responsável pela UA.

Desenvolver investigação de excelência, fundamental e aplicada e promover serviços de inovação e transferência de tecnologia para empresas, organizações governamentais e instituições nacionais e internacionais na área da Ciência e Tecnologia do Mar são os grandes objetivos do ECOMARE.

Projeto-âncora do Cluster para o Conhecimento e Economia do Mar, e que resulta de uma parceria alargada, envolvendo a UA, a APA, a CMI, a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem e a Oceanário de Lisboa, SA., o ECOMARE é uma unidade com um cariz único no território nacional, que engloba o Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar (CEPAM) e o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (CPRAM).

Ao CEPAM compete desenvolver atividades nas áreas de Biotecnologia Marinha, Ecologia, Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas, Oceanografia, Geologia e Geofísica, Engenharia Naval, Aplicações Robóticas Navais, Engenharia Costeira e Energia Offshore; incluindo Estudos Estratégicos para a avaliação de atividades económicas marítimas.

O CPRAM dedicar-se-á a apoiar o resgate, a reabilitação e a devolução à natureza de animais marinhos, nomeadamente aves, répteis e mamíferos, bem como desenvolver investigação científica nas áreas de ecologia populacional e saúde animal, contribuindo assim para as atividades de conservação, investigação e sensibilização ambiental para o meio marinho. O CPRAM integra vários tanques destinados à reabilitação dos animais, laboratórios científicos multifuncionais e uma Unidade de Cuidados Intensivos, estando igualmente provido de um conjunto de sistemas de suporte de vida autónomos para o estudo de organismos marinhos.

Ambas as valências estarão, ainda, na base de um programa intenso de promoção da cultura científica e tecnológica, que constitui também um propósito deste equipamento, cofinanciado pelo Programa MaisCentro.

Com a criação do ECOMARE, pretende-se contribuir para conservar e dinamizar a biodiversidade e o património natural e, concretamente, produzir, organizar e dinamizar o conhecimento sobre o ambiente marinho. Esta missão fará do ECOMARE um polo de inovação capaz de produzir resultados científicos e tecnológicos, com forte impacto na cadeia de valor dos produtos e dos serviços ligados à economia do mar, no contexto nacional e internacional.

Todas as fotos da inauguração do ECOMARE podem ser vistas aqui

imprimir
tags
outras notícias