conteúdos
links
tags
Publicações
Edição de junho de 2017
Novo número da "Linhas - Revista da Universidade de Aveiro" já está disponível
Novo número da
O destaque desta edição vai para os materiais, área que tem elevado a UA para o topo dos rankings nacionais e internacionais e que assume enorme relevância no ensino, produção científica, transferência de tecnologia e prestação de serviços da instituição. A Linhas, publicada duas vezes por ano (junho e dezembro), sob a direção do Reitor, constitui-se veículo privilegiado de ligação com antigos alunos, instituições educativas, entidades governamentais e locais, empresas e demais organizações com as quais a Universidade mantém estreitas relações de colaboração.

Para além do habitual editorial assinado pelo Reitor, António Manuel Assunção, este número da Linhas abre com a opinião de Fernando Martinho, do Departamento de Línguas e Culturas, sobre “Diversidade e Mudança na Língua Portuguesa, e de Miguel Lucas Pires, do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, sobre “A descentralização”.

Os percursos singulares desta edição revelam a história de Delfim Torres, um docente da casa considerado como um dos matemáticos mais influentes do mundo, e de Arsélio Pato de Carvalho, o mais recente Doutor Honoris Causa da UA, distinguido pela sua responsabilidade no desenvolvimento das neurociências em Portugal.

Os caminhos de sucesso que os antigos alunos têm percorrido recaem nesta edição em três nomes com formações académicas e carreias distintas: Pedro Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional- Portugal; Raquel Camarinha, soprano; e Márcio Carvalho, empresário.

A par das habituais rubricas que dão conta das distinções de que têm sido alvo os diferentes membros da comunidade académica e apresentam uma súmula do que de mais importante se passou na UA, esta publicação integra uma entrevista à Curadora Maria João Carioca, bem como uma investigação que explica como se desenrolou todo o processo de reintrodução de veados na região da serra da Lousã.

As competências digitais e o papel da UA na discussão internacional para a uniformização de critérios de avaliação dessas competências são o tema abordado na rubrica “ensino”. Já uma parceria de sucesso entre a UA e uma autarquia, que envolveu também um gabinete de arquitetura e que fez nascer uma escola que tem dado que falar em todo o país, preenche a rubrica “cooperação”.

Além do espaço reservado à Associação dos Antigos Alunos, este novo número da Linhas completa-se com um artigo sobre os 40 anos do herbário da UA, com as últimas edições da autoria da comunidade académica e com o olhar de quatro fotógrafos da academia sobre aspetos particulares do campus.

A edição n.º 27 da Linhas pode ser lida aqui online, devendo os  antigos alunos interessados em receber em casa a versão impressa gerar o Cartão de Antigo Aluno na sua área pessoal na Rede Alumni UA

imprimir
tags
outras notícias