conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas 23 de maio a 5 de Junho de 2017
Bolsa de Investigação (Mestre) - PI FIRE-C-BUDs
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto “FIRE-C-BUDs - Efeitos indiretos de incêndios florestais nos fluxos e no balanço de carbono” (PTDC/AGR-FOR/4143/2014 - POCI-01-0145-FEDER-016780), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC).

Objeto de Atividade: A bolsa terá por finalidade a participação num estudo sobre os efeitos de incêndios florestais nos fluxos e no balanço de carbono, nomeadamente em plantações de pinheiro bravo recentemente ardidas na Região Centro de Portugal

Duração e Regime de Atividade: A duração da bolsa é de 6 meses, com início previsto para 1 de julho de 2017, em regime de exclusividade, podendo ser renovada até ao limite do prazo de execução do projeto.

Formação Académica: Poderão candidatar-se Mestres em Engenharia ou Ciências do Ambiente, Geografia Física, Ecologia, (Micro-)Meteorologia e áreas afins.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pelo Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto, na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, de 25 de junho, alterado pelos Regulamentos nº 326/2013, de 27 de agosto de 2013, e Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015, e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro aprovado pelo Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho e sua orientação: O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar e Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro. O trabalho será orientado pelo Doutor Jan J. Keizer, Investigador Responsável do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos e critérios de seleção: Análise curricular: curriculum científico (10%); experiência com a disponibilidade para trabalho de campo frequente (semanal), nomeadamente na recolha de amostras de biomassa e do solo, medições de erosão e medições de fluxos de carbono (20 %); conhecimento de e experiência com a medição e analise de “pools” de carbono na vegetação, manta morta e solo, através de recolha de amostras no campo e/ou a sua analise laboratorial (20%); conhecimento de e experiência com a medição e analise de processos hidrológicos, de erosão do solo e da associado exportação de carbono (20%); conhecimento de e experiência com a medição e analise de fluxos de carbono, nomeadamente efluxos de solo e plantas e/ou fluxos de vórtice turbulentos (20%); capacidade de comunicação, leitura e escrita (10%).

Se necessário para comprovar o mérito dos candidatos realizar-se-á uma entrevista aos melhores candidatos (entre 3 a 5).

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído por Doutor Jan J. Keizer (Presidente), Equip. a Investigador Principal, Doutora Luísa Maria Gomes Pereira, Professora Coordenadora e Doutor Nelson J.C. Abrantes, Equip. a Investigador Auxiliar.

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 23 de maio a 5 de junho de 2017.

Documentos de Candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, com envio de formulário de candidatura, disponível no link https://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032 e dos seguintes documentos: Carta/e-mail de apresentação e motivação do candidato; Curriculum Vitae atualizado; Fotocópias simples do(s) Certificado(s) de Habilitações, do Bilhete de Identidade/Cartão Cidadão e, de preferência, uma ou duas cartas de recomendação, com contacto do emissor.

As candidaturas, dirigidas ao Presidente do Júri – Doutor Jan J. Keizer, deverão ser enviadas em formato digital para o endereço dao-bolsaseconcursos@ua.pt, com Cc para jjkeizer@ua.pt, indicando o assunto: Bolsa Ref.ª: BI/FIRE-C-BUDs/2017a.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por pontuação final e através de notificação dos candidatos por e-mail.

imprimir
tags
outras notícias