conteúdos
links
tags
Campus
No âmbito da Reflexão sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
DAO dedica mês de abril à reflexão sobre "Saúde de qualidade"
No âmbito da reflexão que está a empreender em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA dedica o mês de abril à "Saúde de qualidade”. No dia 19 de abril, às 17h00, a comunidade é convidada a participar numa caminhada/corrida a realizar no campus universitário e nas palestras que a antecedem sobre nutrição, preparação física e exposição humana, e que contempla controlo de Índice de Massa Corporal (IMC).

Pretende-se com estas atividades alertar a comunidade para o papel essencial e a necessidade de um Ambiente não poluído para que se possa garantir Saúde de qualidade para todos.

As atividades planeadas para este mês envolvem a colaboração ativa dos alunos do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente, com a exposição de trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular “Ambiente e Saúde”, e a colaboração com a Escola Superior de Saúde da UA (ESSUA) e o núcleo de estudantes desta escola e os de Engenharia do Ambiente.

Um grande evento está programado para o dia 19 de abril, com uma caminhada/corrida pelo Campus da UA ao final da tarde, que será antecedida por palestras sobre nutrição, preparação física e exposição humana, e ainda com controlo de Índice de Massa Corporal (IMC). O DAO-UA convida a comunidade académica a participar nesta atividade com início às 17h00, no exterior do DAO, junto às hortas verticais.

De fevereiro de 2017 a outubro de 2018, o DAO promove um reflexão aberta à comunidade académica e alargada à região de Aveiro em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esta iniciativa, que integrará a participação de docentes, não-docentes, estudantes do DAO, convidados externos e a comunidade académica no geral, terá presentes diversas questões: “Como equacionar a dimensão ambiental no contexto de cada objetivo?”,  “Como exercemos e divulgamos o nosso saber/conhecimento sobre o tema?”, “Já contribuímos para a prossecução do Objetivo?”, “Como contribuímos?”, “Como poderemos contribuir?”.

Ao longo de 17 meses espera-se que uma reflexão conjunta e participativa seja uma ajuda para a concretização destes Objetivos tornando a comunidade do DAO, do Campus e da Região de Aveiro mais ativa em prol do Desenvolvimento Sustentável.

Consulte o Programa dos próximos meses aqui.

Os 17 ODS foram definidos pela ONU e pretendem contribuir para uma visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os decisores e os cidadãos, e integram uma lista de ações a alcançar (até 2030) a bem da sociedade e do Planeta. Estes objetivos foram aprovados por unanimidade por 193 Estados-membros da ONU, reunidos em Assembleia-Geral, e visam resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás. Os ODS abrangem várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico, ambiental) e, também, aspetos relacionados com a paz, a justiça e a governação.

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias