conteúdos
links
tags
Campus
Iniciativa promovida pelo DAO
Erradicação da Fome é o tema de reflexão do mês de março
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Erradicação da Fome
De fevereiro de 2017 a outubro de 2018, o Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA (DAO) promove um reflexão aberta à comunidade académica e alargada à região de Aveiro em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para refletir sobre a "Erradicação da Fome", o tema do mês de março, e a produção sustentável de alimentos está prevista a realização, no dia 29, de uma iniciativa que prevê a construção de hortas verticais e um almoço comunitário que contará com a presença da Refood-Aveiro.

A construção de hortas verticais terá lugar no jardim do DAO, onde, às 13h00, se realiza também um almoço comunitário com todos os colaboradores deste Departamento, onde se pretende a partilha de comida trazida por cada um.

A Refood-Aveiro também estará presente para divulgar a sua atividade e angariar futuros voluntários.

Esta iniciativa, que integrará a participação de docentes, não-docentes, estudantes do DAO, convidados externos e a comunidade académica no geral, terá presentes diversas questões: “Como equacionar a dimensão ambiental no contexto de cada objetivo?”,  “Como exercemos e divulgamos o nosso saber/conhecimento sobre o tema?”, “Já contribuímos para a prossecução do Objetivo?”, “Como contribuímos?”, “Como poderemos contribuir?”.

Ao longo de 17 meses espera-se que uma reflexão conjunta e participativa seja uma ajuda para a concretização destes Objetivos tornando a comunidade do DAO, do Campus e da Região de Aveiro mais ativa em prol do Desenvolvimento Sustentável.

Consulte o Programa dos próximos meses aqui.

Os 17 ODS foram definidos pela ONU e pretendem contribuir para uma visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os decisores e os cidadãos, e integram uma lista de ações a alcançar (até 2030) a bem da sociedade e do Planeta. Estes objetivos foram aprovados por unanimidade por 193 Estados-membros da ONU, reunidos em Assembleia-Geral, e visam resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás. Os ODS abrangem várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico, ambiental) e, também, aspetos relacionados com a paz, a justiça e a governação.

imprimir
tags
veja também
 
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias