conteúdos
links
tags
Campus
Participação nas autárquicas e orçamento participativo são prioridades
Aluno de Administração Pública é o novo presidente da Academia Aveirense
Xavier Vieira, Lista A -
Xavier Vieira, 22 anos, natural de Nariz, Aveiro, aluno da licenciatura de Administração Pública, foi eleito presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro para o mandato de 2017, encabeçando a Lista A, única lista candidata. Os representantes dos estudantes pretendem ter intervenção também nas eleições autárquicas e criar um Orçamento Participativo para a realização de projetos dos estudantes, sendo o objetivo obter um investimento centrado na inovação e empreendedorismo social.

A Lista A – “Unir Academia”, que concorria aos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade de Aveiro como lista única, foi eleita com um resultado histórico, tendo em conta as últimas duas vezes em que só uma lista se apresentava a sufrágio universal.

Esta lista conseguiu, para a direção, 2991 votos, ou seja, 82,9% dos votos contados. Para a mesa da assembleia geral, o número de votos foi de 3014 (83,6%) e, para o Conselho Fiscal e de Jurisdição, foram 2951 (81,8%). No ato eleitoral de 13 de dezembro, votaram 3607 estudantes.

É altura de começar a preparar o mandato. “A Comissão de Posicionamento Político para as Autárquicas (CoPPA), que irá elaborar o Manifesto dos Estudantes da Academia de Aveiro – Autárquicas 2017, é um dos nossos maiores trunfos, para mostrar que os estudantes também têm uma palavra no plano autárquico, recorrendo a toda estrutura da AAUAv para compilar o documento e tendo como objetivo final a concretização de um debate público com todos os candidatos.”, afirma o presidente eleito.

Sobre as prioridades para o mandato de um ano, Xavier Vieira refere: “A criação do Orçamento Participativo para a realização de projetos dos estudantes, sendo o objetivo obter um investimento centrado na inovação e empreendedorismo social que tenha em vista um benefício para a comunidade académica; a tomada de uma posição final com o intuito de fazer avançar o Solar Académico". Por fim, outro grande desafio para o mandato: "A transposição das Semanas Académicas para o centro do campus de Santiago, nomeadamente o espaço por trás da Casa do Estudante.”

A data da tomada de posse do presidente eleito ainda não está marcada, mas deverá ocorrer em meados de janeiro.

imprimir
tags
outras notícias