conteúdos
links
tags
Campus
Dia 12 de outubro
UA atribui Honoris Causa ao especialista em Ciências Médicas Antonio Campos Muñoz
UA atribui Honoris Causa ao especialista em Ciências Médicas António Campos Muñoz
A Universidade de Aveiro (UA) vai distinguir a extensa atividade científica, académica e de gestão de um médico espanhol que contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento das ciências médicas. A cerimónia de atribuição do título Doutor Honoris Causa ao professor Antonio Campos Muñoz realiza-se dia 12 de outubro, a partir das 16h00, no auditório da Reitoria e pode ser acompanhada em tempo real em http://live.fccn.pt/uaveiro/honoris/. A esta cerimónia segue-se, às 17h00, uma sessão pública intitulada “Mais Conhecimento, Melhor Saúde em Aveiro”, onde intervêm o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, e o Presidente do Conselho Geral da UA, Marçal Grilo.

A atribuição do título de Doutor Honoris Causa em Ciências Médicas a Antonio Campos Muñoz, professor catedrático da Universidade de Granada (Espanha) e dirigente do Grupo de Engenharia dos Tecidos da mesma Universidade, foi proposto pelo Departamento de Ciências Médicas como forma de homenagear a extensa atividade científica, académica e de gestão de um médico que contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento das ciências médicas na União Europeia, Espanha, Portugal, América Central e do Sul.

A sua investigação científica engloba a engenharia de tecidos, visando a produção de órgãos artificiais, incluindo córnea, pele, cartilagem, mucosa oral, entre outros. Impulsionou a engenharia de tecidos em Espanha e promoveu o primeiro programa doutoral nessa área e a sua incorporação em estudos médicos.

A concessão do grau de Doutor Honoris Causa tem um elevado significado na vida académica da Universidade de Aveiro e constitui o público reconhecimento do mérito das personalidades distinguidas. Antonio Campos Muñoz é, sem dúvida, um justo merecedor de tal distinção, dada a sua reconhecida e premiada excelência tanto no campo do ensino como no da investigação em saúde. É um professor extraordinário e um humanista, médico e cientista de referência.

Mais conhecimento, Melhor Saúde em Aveiro

O programa do dia, que começa com a homenagem da UA ao Professor Antonio Campos, prossegue, pelas 17h00, também no auditório da Reitoria, com a sessão pública “Mais Conhecimento, Melhor Saúde em Portugal”. Esta sessão, onde intervém o Presidente do Conselho Geral da UA, Professor Eduardo Marçal Grilo, inclui a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a UA, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a Câmara Municipal de Aveiro, a Administração Regional de Saúde do Centro e a Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências Médicas), contando ainda com a intervenção do Secretátio de Estado da Saúde, Doutor Manuel Delgado.

O programa termina com o descerramento da fotografia de Antonio Campos Muñoz na galeria “Doutores Honoris Causa da UA”.

Programa

Doutoramento Honoris Causa do Professor Doutor António Campos

15h30 Edifício da Reitoria

Preparação do Cortejo Académico

16h00 Auditório da Reitoria

Intervenção do Prof. Doutor Manuel António Assunção, Reitor da UA

Intervenção do Prof. Doutor António Rendas, padrinho do Doutor Honoris Causa

Imposição das insígnias Intervenção do Prof. António Campos, Doutor Honoris Causa

Sessão Pública “Mais Conhecimento, Melhor Saúde em Aveiro”

17h00 Auditório da Reitoria

Intervenção do Prof. Doutor Eduardo Marçal Grilo, Presidente do Conselho Geral da UA

Assinatura do Memorando de Entendimento entre a UA, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a Câmara Municipal de Aveiro, a Administração Regional de Saúde do Centro e a Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências Médicas)

Intervenção do Doutor Manuel Delgado, Secretário de Estado da Saúde

Descerramento da fotografia na Galeria “Doutores Honoris Causa da UA”

17h45 – Sala de Atos Académicos

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias